Veto de Dilma ao novo cálculo da Aposentadoria e proposta de nova fórmula

A presidente Dilma Rousseff publicou nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União uma nova MP, que edita a fórmula 85/95 aprovado aprovada no Congresso Nacional. A proposta feita pelos parlamentares seria para dar um quase fim ao fator previdenciário, existente desde 1999, para criar um novo cálculo que permita a aposentadoria somando-se o tempo de contribuição e a idade do homem ou mulher.

A proposta de flexibilização do fator previdenciário no entanto foi vetada pela presidente Dilma, que alterou o texto com a Medida Provisória 676 criando uma alternativa que acrescenta uma fórmula progressiva no cálculo.

Fórmula progressiva da Aposentadoria

A Medida Provisória com a nova regra para cálculo, foi apresentada pela chefe do Executivo. Ela propõe que seja adicionado cinco pontos no cálculo de forma progressiva até o ano de 2022. Esta mudança, seria para prevenir o rombo da Previdência no futuro, que poderia ter que arcar com grande porcentagem do PIB par garantir a aposentadoria.

formula-progressiva-aposentadoria-inss

A fórmula progressiva foi baseada com base na expectativa de vida da população. A partir de 2022 a fórmula 85/95 passaria a funcionar como 90/100, ou seja, a partir deste ano para conseguir se aposentar por tempo de contribuição, o trabalhador homem teria que alcançar 100 pontos, somando contribuição e idade e, a mulher 90 pontos.

Criamos um artigo completo que explica e dá exemplos sobre o nova fórmula progressiva, que irá ser acrescentada ao novo cálculo da aposentadoria, confira abaixo:

3 comentários em “Veto de Dilma ao novo cálculo da Aposentadoria e proposta de nova fórmula”

  1. Senadora e Chefe da Casa Civil Gleise Hofmann, Todos aguardam antmasoiense a promulgae7e3o da sua LEI que beneficia a todos que este3o proximos aos 60 anos.Esperamos que o Congresso sancione esta, pois ira beneficiar milhares de pessoas, a minha sogra e a minha me3e tambem este1 contando os dias desta te3o sonhado conquista.O Parane1 com certeza estare1 sempre lhe apoiando e nf3s sempre estraremos a seu lado.LUTE POR ESTA LEI POIS TEREMOS OTIMOS FRUTOS DAQUI PARA FRENTE NO PARANA.

Deixe um comentário