Site Meu INSS oferece online serviço de revisão de benefício e entrada de recurso

Portal lançou dois novos serviços para os cidadãos

O INSS está transferindo todos os seus serviços para o portal Meu INSS, com a finalidade de facilitar o acesso à população e evitando longas filas nas agências. Os prédios do Instituto Nacional do Seguro Social serão exclusivos para a área administrativa do órgão e também para a realização de perícias e atendimento de casos específicos.

E nesta segunda-feira, dia 13 de maio, o órgão passou a oferecer mais três serviços online, dos quais antes era preciso se dirigir até uma das agências. Agora é possível pedir a revisão do benefício, entrar com recurso contra o INSS e também obter uma cópia do processo, tudo através do site meu.inss.gov.br.

O órgão ainda permite para aqueles que não tenham acesso a internet, realizar a solicitação através da central telefônica no número 135. Desta forma não é mais preciso comparecer a agência previdenciária ou apresentar documentos para estas solicitações.

Praticamente todos os serviços oferecidos pelo INSS já estão disponíveis através do Meu INSS. O beneficiário só deverá comparecer a uma agência física, caso seja convocado.

Com a migração destes três novos serviços para o modo online, o INSS prevê o fim de cerca de 70 mil atendimentos presenciais por mês, praticamente zerando as filas nos guichês de atendimento.

O que é o site Meu INSS?

Todo beneficiário do INSS poderá realizar consultas, solicitar aposentadorias, verificar tempo de contribuição, extratos previdenciários e outros serviços através do portal Meu INSS. Ao acessar meu.inss.gov.br o cidadão deverá clicar em login e caso ainda não seja cadastrado, deverá inserir seus dados pessoais e responder algumas perguntas na página Cidadão.br, para validar o cadastro no portal.

Entre os dados solicitados estão:

  • O nome completo;
  • Data e local de nascimento;
  • Número de CPF;
  • E o nome da mãe.

Logo após isso serão realizadas algumas perguntas sobre o período em que trabalhou. Esta é uma forma de manter a segurança do sistema.

Depois de realizar o login, será necessário criar uma nova senha, substituindo a provisória.

Como desfrutar dos novos recursos do INSS online?

Se você está pretendendo realizar um pedido de revisão, obter a cópia do seu processo no INSS ou apresentar um recurso sobre a decisão do órgão, é preciso fazer o seu login no portal:

Depois clique no menu lateral esquerdo em “Agendamentos/Requerimentos”. Faça a escolha do que deseja requerer e então clique em “Novo Requerimento”. Então escolha a opção “Processos e Documentos ou Recurso e Revisão”.

Finalize a solicitação e acompanhe a resposta através do próprio portal.

Talvez seja necessário atualizar seus dados para desfrutar destes novos serviços, mas o procedimento é bem simples.

Deixe um comentário