Simulação de Aposentadoria do INSS: Quando posso me aposentar?

Ferramenta permite simular tempo de aposentadoria mediante calculo de idade e contribuição

Se você deseja efetuar um cálculo informal para ter ideia de quando irá se aposentar, poderá utilizar algumas ferramentas gratuitas de simulação de aposentadoria disponibilizadas na internet. Estas aplicações permitem que contribuintes façam cálculos do tempo de contribuição ao INSS, para saberem em quanto tempo poderão dar entrada no processo de aposentadoria.

Para utilizar a calculadora abaixo, basta preencher os campos Tempo de Contribuição, idade, sexo e clicar em “Calcular”.

O resultado que do cálculo será exibido em “Ano de Aposentadoria”, mostra em qual ano você poderá dar entrada no seu pedido, levando em consideração a regra de 85/95, somando-se idade mais o tempo de pagamentos ao INSS.

Para um novo cálculo, basta clicar em “Limpar”.

Calculadora de idade para aposentadoria

Tempo de contribuição
Idade
Sexo
Ano da aposentadoria

É importante destacar que este resultado não é oficial e não pode ser utilizado de forma definitiva para pedido de aposentadoria.

O cálculo oficial deve ser feito pela Previdência Social, mediante consulta e apresentação dos documentos de contribuição e vínculos empregatícios junto ao INSS.

Simulador de salário de aposentadoria

Fique a vontade para utilizar nosso simulador em seu site, basta copiar o código abaixo.

Como fazer o cálculo e simulação para Aposentar

No site da Previdência Social existe uma aplicação que permite que você mesmo simule seu tempo de contribuição para aposentadoria. Para efetuar a simulação, deverão ser inseridos os períodos de vínculos e/ou contribuições junto à Previdência Social. Acesse aqui o link da página.

Na página, preencha o número do NIT (PIS/PASEP/CICI) e digite o código de confirmação da imagem. Não esqueça de marcar a caixa de confirmação abaixo e clique em confirmar.

simulacao-aposentadoria

Vale lembrar que trata-se somente de uma simulação da contagem do tempo de contribuição de acordo com os vínculos informados, não garantindo o reconhecimento do direito ao benefício.

Na página seguinte, será necessário entrar com dados pessoais: Data de Nascimento, Sexo, Nome Completo, Nome da Mãe e CPF. Em seguida, clique em confirmar.

calculo-tempo-aposentar

A página seguinte servirá para adicionar os vínculos empregatícios, bem como a data e início dos vínculos. Preencha com atenção e quando terminar, clique em “executar simulação”.

vinculos-aposentadoria

Resultado do Simulador de aposentadoria

Se todos os dados foram preenchidos de forma correta, a próxima página irá retornar um relatório contendo o Demonstrativo da Simulação do Cálculo do Tempo de Contribuição. Observe a tabela com informações sobre os tempos de contribuição e quanto tempo ainda precisará contribuir para se aposentar de forma integral.

simulacao-tempo-posentadoria

Para o atendimento junto a Previdência Social agende pela internet seu atendimento, visite uma Agência da Previdência, ou ligue para a Central de atendimento pelo número 135.

Simulador de aumento do valor  da Aposentadoria

Que tal saber quanto irá ter de dinheiro quando for aposentar? Economizar um bom dinheiro para aumentar o valor da aposentadoria do INSS, é uma estratégia interessante que é utilizada por vários brasileiros.

Além de ter uma aplicação financeira, guardando parte dos seus rendimentos todos os meses, você terá um grande montante para desfrutar quando não for mais trabalhar, podendo utilizá-lo para grandes viagens e sonhos. Faça aqui uma simulação do cálculo do valor da aposentadoria futura.

32 comentários em “Simulação de Aposentadoria do INSS: Quando posso me aposentar?”

    • Francisco, bom dia
      Para o homem se aposentar por tempo de contribuição integral são necessário 35 anos anos com qualquer idade. Para aposentadoria por tempo de contribuição proporcional é necessário cumprir pedágio estipulado pela Emenda Constitucional 20/1998, que precisaria ser calculado para o seu caso específico através do site do INSS, bem como ter idade mínima de 53 anos.

    • Agende Certidão de Tempo de Contribuição junto ao INSS. Se informe no fone 135 ou no site do INSS qual a documentação pedida, basicamente é a seguinte.
      Cópias autenticadas:
      1 – RG
      2 – CPF
      2 – Certidão de casamento ou nascimento
      3 – Título de eleitor
      4 – Comprovante de endereço com CEP.
      5 – Declaração fornecida pelo Orgão Público contendo seus dados funcionais: cargo/função, matrícula, data de ingresso no serviço público etc ( esta declaração tem que ser original)
      6 -Último Hollerite

  1. Fui dar entrada ontém na minha aposentadoria e não consegui.
    Fui admitida como coordenadora de pedagogia infantil em 1990 ,onde continuo até a data de hoje.
    Fui admitida em 2004 trabalhei até 2007 em outra escola , como Diretora administrativa, somente na parte da manhã.

    Não pude me aposentar, porque o INSS disse que eu trabalhei este outro tempo sem exercer a função de magistério, mas foi só na parte da manhã ! Trabalho até hoje no outro colegio no turno da tarde na coordenação infantil? Por quê negou se já tenho mais de 25 anos de magistério na coordenação infantil?

    • Tenho 31 anos de contribuiçao no magisterio e 49 anos e 8 meses de idade . posso me aposentar nesse ano de 2017 com as novas regras da previdencia ? (sempre fui professora)

    • Bom dia!
      Qual seria sua idade … Em tese você teria que ter 50 anos de idade e 25 de contribuição. Em relação a ser diretora em outro período e ter sido recusada sua aposentadoria por isso acredito que foi um erro de análise do INSS, pois como o tempo concomitante não aumenta o período de contribuição, exceto o salário, não deveria ser fator de impedimento para a aposentadoria de professora, pois efetivamente você exerceu o magistério em outro período do mesmo dia. Na pior das hipóteses deveriam excluir este período. Entre com recurso judicial.

  2. Boa tarde,33 de contribuição porem porem afastada sem contribuir como faz o desconto desse periodo do vinculo das 33 anos de contribuição,por favor estou no aguardo.

  3. Minha mãe tem 73 anos e é lavradora. Teve um período de 1 ano e meio que pagou INSS por conta de um armazém que tinha no sítio. E agora não consegue aposentadoria. Tem como ela rever essa situação?

  4. Jorge, muito obrigada por sua atenção. Você é advogado ou trabalha nessa área? Não existe algum “direito adquirido” no meu caso? Sinto que a cada ano mudanças ocorrem sempre no intuito de prejudicar ainda mais o trabalhador. Quando iniciei minha carreira de professora, aposentava-se com 25 anos de trabalho, sem idade mínima… depois entraram com o maldito fator previdenciário… Eu não pretendo parar de trabalhar… Mas preciso formar um “pē de meia” para o futuro… aposentar e guardar mês a mês esse salário enquanto tiver saúdepra encarar uma sala d aula lotada… Vejo meus pais que tanto, tanto tbalharam a vida toda, contribuíram muito com a previdência, pra hoje terem uma renda equivalente a 1/4 da renda que tinham antes, precisando da nossa ajuda pra poder comprar comida e remédios … Tenho muito medo do futuro…

  5. Tenho 27 anos de serviço público( SES DF) área fechada (UTI) . Tenho 60 anos. Antes era proprietária de uma pequena terra fazia os recolhimentos de impostos . Tenho direito de juntar esses anos de roça aos 27. Qdo posso me aposentar integral.

  6. Gostaria de saber como fica para contagem da aposentadoria, o abandono de emprego de 1979
    que não tem a data de saida na CPTS; o que deve ser feito neste caso?

  7. Fiz a simulação no site da previdência, tenho 55 anos, deu uma soma de 27 anos e uns quebrados de contribuição, não entendi bem o relatório, quero pegar a proporcional, será que posso, já que no último item: tempo a cumprir para proporcional: 0 0 0 ?

  8. Possuo documentação que posso comprovar (ctps, certidões da ETFAL e CARNÊS AUTONÔMOS) com o seguinte tempo:
    ETFAL aluno aprendiz: 01/03/1977 – 28/12/1977;
    01/03/1978 – 28/11/1978;
    01/03/1979 – 30/11/1979;
    03/03/1980 – 18/07/1980;
    CONSTRUTORA VIGASCE LTDA. : 02/05/1980 – 30/09/1982;
    MORADA ENGENHARIA LTDA.: 01/10/1982 – 04/08/1983;
    BANCO DO ESTADO DE ALAGOAS (PRODUBAN): 01/09/1983 – 30/07/1984;
    CARNÊ AUTÔNOMO: 01/05/1985 – 31/10/1991;
    CIE-E: 16/06/1986 – 19/09/1986;
    CREA/AL: 01/10/1986 – 28/04/2017 e ainda continuo.

    Já posso me aposentar ? Fiz uma simulação no site do INSS e deu : 93 11 05.

  9. Boa noite meu nome é Patrik.
    Eu gostaria de saber se meu pai, que tem 63 anos e 3 meses de idade, contabilizando no total 31 anos e 9 meses de contribuição no INSS, tem direito ao benefício?

    Obrigado pela atenção!

  10. BOA TARDE

    TENHO 19 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO ( DE 1999 À 2017 ) TRABALHANDO COM ELETRICIDADE EM ÁREA DE RISCO ACIMA 250 VOLTS RECEBENDO PERICULOSIDADE TENHO MAIS 6 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO ( DE 1992 À 1999 ) NORMAL SEM PERICULOSIDADE EM 3 EMPRESAS DIFERENTE
    TENHO 43 ANOS DE IDADE .
    QUANTO FALTA PARA CONTRIBUIR PARA APOSENTAR ESPECIAL?

  11. por favor gostaria que me orientasse como agir sobre como fazer pra pagar contribuições faltantes ,minha esposa tem dez anos de contribuição pagas ,ficou muito tempo sem registro em carteira ,pois trabalhava como empregada domestica em uma época que não havia registro em carteira pq a lei não obrigava que assim fosse,faltam cinco anos para requerer a aposentadoria dela ,mas há muitas controversias nas informações ,desde ja agradeço a colaboração

Deixe um comentário