Menu

Saque das Contas Inativas do FGTS: Quem tem direito, Como Sacar

O Governo Federal anunciou a liberação do saque de contas inativas do FGTS para o ano de 2017. Os trabalhadores com contas inativas no Fundo de Garantia até 31 de dezembro de 2015, poderão sacar seu dinheiro do fundo de forma integral.

A Caixa Econômica Federal será a responsável por liberar o saque do benefício. As datas do saques dos recursos serão de acordo com o calendário de pagamentos, que será divulgado pela entidade ainda no mês de fevereiro. Segundo análise dos dados, mais de  10 milhões de brasileiros possuem contas inativas.

Calendário do FGTS

O calendário de pagamentos levará em consideração a data de nascimento do trabalhador, conforme apurou o DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar do Governo. O cronograma de pagamentos seguirá o mesmo modelo do PIS/PASEP, assim os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro poderão sacar o benefício primeiro, a partir do dia 13 de março de 2017.

Somente contas inativas estarão habilitadas para saques. Confira abaixo as perguntas mais frequentes sobre o saque do recurso no Brasil e tire todas suas dúvidas.

Quem poderá sacar

Poderão sacar o FGTS os trabalhadores que estão com contas inativas até 31 de dezembro de 2015. Contas inativas são aquelas que deixaram de receber depósitos, ou seja, são as contas que o trabalhador deixou o emprego. Para ser habilitada, o último depósito na conta precisa ser feito até o dia 31/12/15.

Trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa também terão direito ao saque do FGTS até esta data. O saque poderá ser feito de acordo com o calendário divulgado pela Caixa em fevereiro.

Segundo dados do Conselho Curador do Fundo de Garantia, existem mais de 30 bilhões de reais depositados em contas inativas do FGTS. A maioria das contas no entanto conta com saldo inferior a um salário mínimo.

Como consultar o valor do saldo FGTS

O trabalhador poderá consultar seu valor de saldo do FGTS pela internet. A consulta pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, pela página na internet (www.caixa.gov.br), utilizando o cartão cidadão e também nas Agências da Caixa Econômica Federal.

O aplicativo pode ser baixado para smartphones Android, iOS e Windows phone de forma gratuita. O acesso a ferramenta necessita de cadastro no site da Caixa utilizando número do NIS – Número de Identificação Social. A consulta também pode ser feita nas agências da Caixa por meio do cartão cidadão e senha.

Na página da internet o trabalhador também pode optar por receber seu extrato do FGTS completo e atualizado por mensagens de texto ou por email.

Os trabalhadores que ainda não possuem cartão cidadão devem se dirigir até a Caixa Econômica, pois com o documento em mãos o saque poderá ser facilitado.

Saiba também como consultar seu extrato do INSS.

saque-fgts-inativo-calendario

E as contas ativas, como é feito o saque atualmente

As contas ativas do trabalhador, ou seja, aquelas que continuam recebem depósitos do trabalhador não poderão ser sacadas. Estas contas só poderão ter seu saldo retirado se cumprir as principais regras do benefício. O saque pode só pode ser feito em algumas situações específicas:

  • Quando o trabalhador atingir o direito de aposentadoria
  • Demissão sem justa causa
  • For diagnosticado com alguma doença grave, como Câncer e Aids
  • Se o titular da conta tiver mais de 70 anos
  • Para compra de casa própria e financiamento habitacional
  • Quando completar 3 anos sem emprego

O que muda com as contas inativas do FGTS

O Governo anunciou que irá liberar os saques das contas inativas do FGTS. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas poderão efetuar o saque do seu saldo do Fundo de Garantia. Não haverá limites para saque do saldo, que poderá ser sacado a partir de março de 2017.

Com a liberação do dinheiro, o Governo pretende aquecer a economia em diversos setores e diminuir a inadimplência. Os brasileiros poderão quitar suas dívidas e até mesmo utilizar o dinheiro do FGTS para dar entrada na casa própria, compra de veículo ou investimentos que rendam mais que o fundo do Governo.

Saque das Contas Inativas do FGTS: Quem tem direito, Como Sacar
Deixe sua avaliação
Compartilhe no Facebook
No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *