Menu

Renovação de Senha do INSS deve ser realizada até 28/02 de 2018

Procedimento de comprovação de vida deve ser feito para evitar cancelamento de benefícios

A renovação da senha do INSS, que é a realização de comprovação de vida referente ao ano de 2017, deverá ser feita até dia 28 de fevereiro de 2018. O procedimento é necessário para verificar se o segurado não foi a óbito e tem o direito de continuar recebendo benefícios da Previdência Social. A não comprovação de vida pode acarretar no cancelamento de recebimento de benefícios do INSS, como aposentadoria, auxílio doença, pensão, auxílio acidente, LOAS, dentre outros.

Segundo informou  Previdência, mais de 28 milhões de segurados deverão realizar a comprovação de vida referente ao ano atual. Deste total, mais de metade ainda não realizou o procedimento junto ao banco no qual recebe o benefício. Devido ao atraso do beneficiários em dar andamento à solicitação de continuidade, o INSS decidiu prorrogar o prazo, que era até o último ano de 2017, para até dia 28 de fevereiro de 2017.

Como renovar a senha do INSS

O segurados da Previdência que recebem benefícios, e ainda não realizaram a prova de vida referente ao ano de 2017, devem fazê-la diretamente na instituição financeira na qual recebe seu benefício. O procedimento de renovação de senha deve ser feito pelo titular beneficiário, de posse de documentos pessoais com foto, podendo ser Carteira de Identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação ou qualquer outro documento que comprove a identidade do segurado.

Os segurados que por algum motivo de incapacidade de locomoção ou doença não puderem comparecer aos bancos para realizar a prova de vida, podem solicitar por meio de procuração oficial que outra pessoa realize o procedimento nas instituições, garantindo assim o não cancelamento do benefício junto ao órgão.

O processo para renovar senha é simples e rápido, algumas agências permite que o solicitação seja feita também nos caixas eletrônicos, por meio de leitura biométrica, quando a tecnologia está presente. Os segurado que tiverem dificuldades, poderão se dirigir até o caixa de atendimento bancário para mais informações com os colaboradores.

A instituições bancárias que pagam benefícios, já estão enviando correspondências para alertar o segurados da obrigatoriedade da realização do procedimento.

Prova de vida para quem mora no exterior

Os segurados que moram fora do Brasil e recebem benefícios do INSS, também devem realizar a comprovação de vida junto à Previdência Social. O procedimento deve ser feito através de um procurador que está cadastrado no INSS, ou também utilizando o documento de prova de vida emitido por consulado do Brasil.

O documento chamado de Formulário Específico de Atestado de Vida pode ser acessado na página oficial da Repartição Consular Brasileira ou no site da Previdência  através deste endereço eletrônico na web.

É importante e obrigatório renovar a senha, já que o pagamento poderá ser interrompido até que o segurado faça a comprovação de vida no banco. O procedimento além de garantir a continuidade dos pagamentos, evita pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

Renovação de Senha do INSS deve ser realizada até 28/02 de 2018
4.3 (86.67%) 6 votes

>>Quer se Aposentar? Clique aqui!>>

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *