Quem tem Direito a Aposentadoria Proporcional

Já explicamos aqui no blog em outro artigo, as informações necessários que você precisa saber sobre a Aposentadoria Proporcional do INSS. Neste artigo, vamos abordar detalhes e informações, sobre quem tem direito a dar entrada neste tipo de aposentadoria. Fique atento aos requisitos para homens e mulheres e também a outros detalhes importantes, antes de procurar um advogado ou a Previdência.

Para ter direito a aposentadoria proporcional, além de ter começado a trabalhar antes de dezembro de 1998, os homens precisam completar 30 anos de tempo de contribuição e ter, no mínimo, 53 anos de idade. Já as mulheres precisam de 25 anos de tempo de contribuição e ter, pelo menos, 48 anos de idade.

No entanto, o menor tempo de contribuição acaba gerando perdas no benefício da aposentadoria do INSS, uma das principais é a do chamado pedágio. Com ele, se um trabalhador que em 1998 não teve o tempo de 30 anos de contribuição completado, tem 40% de tempo a acrescido a cada ano que ainda falta.

direito-aposentadoria-proporcional

Idade e tempo de contribuição para a Aposentadoria Proporcional

Por exemplo, para os homens: se em 1998 ainda faltassem 10 anos para que chegasse o tempo de contribuição exigido (30 anos) seriam acrescidos 40% a mais sobre esse tempo (cerca de 4 anos), o que exigiria que o trabalhador ainda contribuísse por mais 14 anos para receber o benefício proporcional. Isso resultaria em 34 anos de contribuição, apenas um ano a menos que o tempo exigido para receber o benefício integral. Por cada um desses anos acrescidos ainda é recolhido 6% do valor do benefício. Vale ressaltar que a aposentadoria proporcional equivale a uma média de 70% do benefício total da aposentadoria.

2 comentários em “Quem tem Direito a Aposentadoria Proporcional”

  1. Isso é um grande absurdo. Comecei a trabalhar em 1984 com 18 anos de idade. Em 1998 estava com 14 anos de contribuição e 32 anos de idade. Usando esse calculo em 1998 e jogando o pedagio de 40% teria que trabalhar e contribuir mais 22 anos e 4 meses alem dos 14 anos ja trabalhados para ter direito a aposentadoria proporcional, o que daria um total de 36 anos e 4 meses de contribuição e com 54 anos de idade. Essa conta não fecha. Para ter direito a proporcional teria que trabalhar 1 ano e 4 meses acima dos 35 anos de contribuição. Fora os 16 anos de PPP que a gente apresenta e o INSS não quer reconhecer.

Deixe um comentário