Previdência Privada como complemento da Aposentadoria

Estamos vivendo um momento de reforma na Previdência Social no Brasil. Estão discutidas novas mudanças no processo de aposentadoria do INSS, e não se sabe ao certo como ficará o processo nos próximos anos. Muitas mudanças podem acontecer e que não é tão bom, pode ficar ainda pior.

Diante desta situação, é preciso procurar novas formas de complemento de renda quando conseguir a tão sonhada aposentadoria, e uma delas, é a Previdência Privada. Esta alternativa à previdência social permite que você tenha uma renda extra depois de se aposentar, para isto, você deve investir seu dinheiro em aplicações que irão render um valor fixo a longo prazo.

Com a indecisão das novas regras para aposentadoria, os planos de previdência privada tem apresentado grande crescimento nos últimos meses.  Segundo dados da Fenaprevi – Federação Nacional de Previdência Privada e Vida, no primeiro trimestre de 2016 o aumento neste tipo de investimento aumentou em 5,7%.

Qual o melhor plano de Previdência Privada?

A previdência privada é um investimento de dinheiro a longo prazo, que permite a você garantir uma renda complementar quando parar de trabalhar, mas para isso, é necessário saber onde estará colocando seu dinheiro ao longo dos anos. Por isso, é preciso analisar muito bem os planos oferecido pelas seguradoras, para garantir qual lhe dará melhor retorno financeiro quando chegar a aposentadoria.

É muito importante comparar os planos de previdência de grandes Bancos e também corretoras independentes. A análise de seu perfil de consumidor também será determinante para escolher qual será seu plano de investimento.

O jornal Diário de São Paulo fez uma matéria comparando os investimentos em previdência privada em vários perfis de algumas das principais corretora do mercado, Sulamérica, Mapre e Icatu Seguros. Levando em conta a regra atual de aposentadoria por idade para mulheres aos 60 anos e homens aos 65 anos, pode-se observar quanto seria necessário investir em algumas corretar para garantir rendas de R$1mil e R$4 mil. Confira na tabela abaixo:

planos-previdencia-privada

Você também pode utilizar nosso simulador de aposentadoria, para descobrir quanto precisa investir para ter uma renda mensal interessante.

Como funciona a Previdência Privada

A Previdência Privada funciona como uma aplicação na poupança, que você faz ao longo dos anos. A diferença é que as taxas de juros são melhores, e você pode garantir uma renda complementar à da obrigatória Previdência do INSS.

O investimento pode ser feito por qualquer pessoa de qualquer idade. Quanto mais cedo começar os investimentos, maiores são as chances de garantir uma renda extra maior e um saldo acumulado maior ainda.

Caso o contribuinte deseja sacar o saldo acumulado, as seguradoras permite que o dinheiro investido seja resgatado por completo ao final das aplicações. Caso contrário, o mesmo poderá ter um “salário extra”.

Atualmente 84.298 pessoas já desfrutam dos benefícios da previdência privada. Já mais de 9 milhões de pessoas pagam atualmente os mesmos planos para garantir complemento de salário quando chegar a aposentadoria.

Fonte Tabela: Diário SP

1 comentário em “Previdência Privada como complemento da Aposentadoria”

Deixe um comentário