Menu

Aposentadoria: Dicas para planejar e garantir a sua sem preocupações

Como planejar sua aposentadoria ao longo dos anos

Muitas pessoas se perguntam desde muito cedo qual seria a melhor hora para começar a planejar o futuro. Algumas se adiantam bastante nesse processo, já outras acabam deixando tudo para última hora. E você, já começou a pensar sobre a sua aposentadoria?

Independentemente da idade em que você se encontra, devemos avisar de antemão que depender do governo para ter um bom padrão de vida quando a sua vez se aposentar chegar é um grande erro. Basta analisar previamente como anda o cenário da previdência social em nosso país para ter uma noção de como as coisas estão.

Portanto, se você deseja garantir uma boa qualidade de vida no futuro, que tal conferir as melhores dicas para planejar e garantir a sua aposentadoria sem preocupações? Boa leitura!

Nunca é cedo ou tarde demais para começar

Como citamos no começo desse texto, existem tanto as pessoas apressadas quanto as mais “atrasadas” quanto ao que diz respeito à aposentadoria. Mas, o que queremos dizer com isso é que não importa em qual tipo de pessoa você se enquadre, você ainda pode pensar na sua aposentadoria.

Se você acabou de entrar no mercado de trabalho, que tal começar a guardar uma quantia do seu salário com objetivo de investir em sua aposentadoria? Assim, você poderá poupar por mais tempo. Para quem já está com a idade mais avançada, existem diversos planos previdenciários que podem ajudar nesses casos. Não deixe de procurar por um deles e escolher pelo que melhor atender às suas necessidades.

Saiba como funciona aposentadoria por tempo de contribuição do INSS

A aposentadoria é um investimento

Muitas pessoas acabam achando que o melhor momento para começar a direcionar dinheiro para a aposentadoria é aquele em que vai começar a sobrar algum dinheiro. Mas, devemos dizer que elas estão enganadas. Isso porque esse valor deve ser colocado como um custo fixo desde o seu primeiro salário. Ou seja, não estamos falando de uma poupança com o dinheiro que sobra, mas sim de um investimento fixo a longo prazo.

Tenha disciplina

Outro erro bastante comum é que as pessoas queiram desfrutar de um alto padrão de vida durante a juventude, esquecendo-se de que um dia a velhice chegará, e com ela a incapacidade de continuar trabalhando também. Para que isso não aconteça com você, certifique-se de gastar sempre o que cabe dentro do seu orçamento, sem se esquecer do valor voltado à aposentadoria. Isso ajudará com que você tenha disciplina e saiba se adequar ao quanto ganha, sem cometer excessos.

O dinheiro da aposentadoria é apenas para esse fim

O que queremos dizer com esse último tópico é que é bastante comum que, com alguns anos guardando fielmente a quantia voltada à aposentadoria, a pessoa se depare com um montante considerável, e que a partir disso fiquem tentados a realizar outro sonho a curto prazo, esquecendo-se da finalidade que aquele dinheiro realmente tem.

Para evitar que isso aconteça, faça duas reservas: uma voltada à sua aposentadoria (com valor fixo), e outra como uma poupança (que pode conter quantias mais variáveis, como o que sobra no mês, por exemplo). Entenda poupança como uma reserva, e não propriamente deixar seu dinheiro guardado na caderneta de poupança, até porque este não é considerado um investimento com boa rentabilidade.

A poupança apesar de ser bastante utilizada pelos brasileiros, não consegue superar sequer a inflação anual da economia, o que pode fazer com que seu dinheiro perca valor ao longo dos anos. Confira neste site o rendimento da poupança nos últimos meses e faça a comparação com outros investimentos mais rentáveis.

Aposentadoria: Dicas para planejar e garantir a sua sem preocupações
Deixe sua avaliação
Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *