Menu

Saque do PIS PASEP para Idosos começa dia 24/01

Benefício será pago para mulheres com mais de 62 anos e homens acima de 65

O calendário de pagamentos do PIS e PASEP para idosos que possuem acima de 60 anos foi divulgado pelo Governo Federal. Os beneficiários poderão sacar o dinheiro do fundo a partir do dia 24 de janeiro de 2018. Os pagamentos que iniciaram em outubro do ano passado para idosos com 70 anos, agora irá contemplar mulheres acima de 62 anos e homens acima de 65 anos.

Nas regras do pagamento do fundo do PIS/PASEP anteriores, só tinha direito ao saque do benefício quem pessoas acima de 70 anos. Mas devido a Medida Provisória 813/2017, que entrou em vigor na última semana, a nova faixa de idosos poderá retirar o dinheiro que ainda não foi sacado dos fundos. O aumento na faixa de idade permitiu um aumento de 4,5 milhões de beneficiários do fundo.

Apesar de não haver data para limite dos saques, o Ministério do Planejamento recomenda que os beneficiários façam seus saques o quanto antes. Até esta sexta-feira, apenas 1,5 milhão de pessoas de um total de 12,5 milhões de trabalhadores beneficiados pela medida retiraram seus benefícios.

Quem tem direito a sacar o PIS PASEP

Tem direito ao fundo do PIS e PASEP trabalhadores da iniciativa privada ou pública que contribuíram com a Previdência Social até a data de 4 de outubro de 1988 e, que ainda não fizeram o saque do benefício anteriormente.

Em algumas situações especiais os saques do benefício podem ser feitos mesmo sem possuir a idade exigida, confira:

  • Aposentados, idosos acima de 70 anos, beneficiário portador de doenças graves como HIV e câncer, em caso de morte do contribuinte que tinha direito ao saque

Segundo dados do Governo, o pagamento do benefício aos idosos e pessoas que possuem direito irá injetar R$ 23,6 bilhões na economia no país.

Como são feitos os pagamentos

Os cidadãos que têm direito a receber o pagamento do benefício e possuem conta corrente na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil, irão receber os pagamentos por meio de transferência eletrônica bancária já a partir do dia 22 de janeiro.

Quem não possui conta nesses bancos, poderão sacar o dinheiro em qualquer agência seguindo o calendário de pagamento. Aqueles que possuem saldo de até R$ 2,5 mil, poderão também solicitar a transferência dos recursos para a conta bancária do titular do benefício.

Calendário

Confira abaixo o calendário de pagamentos e saiba quando poderá efetuar seu saque:

Data do pagamento Quem pode receber
A partir de 08/01 mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais
A partir de 22/01 crédito automático em conta corrente para idosos com idade a partir de 60 anos com conta na Caixa Econômica e Banco Brasil
A partir de 24/01 Idosos a partir de 60 anos
Já liberado para saque Nessa faixa podem sacar o benefício quem tem direito por lei, como aposentados, idosos com mais de 70 anos e herdeiros de cotistas falecidos

Consulta de pagamento

Aqueles que ainda tem dúvidas sobreo direito ou não do pagamento das cotas do PIS e PASEP, poderão efetuar a consulta no site da Caixa. O banco lançou uma página específica para que usuários façam a consulta através de nome, CPF ou número do NIS para verificar seu possuem saldo do benefício para retirada.

Para trabalhadores da iniciativa privada, a consulta pode ser feita pelo site da Caixa neste link. É preciso ter cadastro no portal informando número do NIS do cartão cidadão e senha, quem não tem cadastro pode efetuar no momento da consulta online. O número também pode ser encontrado na carteira de trabalho.

Para beneficiários do PASEP, a consulta de pagamento é feito pelo Banco do Brasil pelo link: www.bb.com.br/pasep. É necessário cadastro prévio para realizar a consulta.

Saque do PIS PASEP para Idosos começa dia 24/01
5 (100%) 1 vote

>>Quer se Aposentar? Clique aqui!>>

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *