Menu

O que é como fazer o Agendamento do INSS

Com a finalidade de agilizar os procedimentos no INSS, o agendamento é hoje um item muito importante.

Atualmente planejar serviços é algo que proporciona agilidade nos atendimentos, tanto para quem presta o serviço como para quem recebe o atendimento. Pensando nisto e pela grande demanda de atendimentos, o INSS criou o serviço de agendamento, onde os atuais e futuros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social, poderão desfrutar de um atendimento mais cômodo e eficaz.

O agendamento do INSS tem por finalidade possibilitar que as agências possam se programar melhor quanto aos atendimentos diários, inclusive solicitando ou dispensando funcionários nas unidades de todo o país. Para o cidadão, o agendamento também permite uma melhor organização, inclusive em casos onde é necessário pedir dispensa do serviço para comparecer à agência.

Outro benefício do agendamento do INSS é com relação a garantia de todos os direitos, pois é gerado um protocolo, onde você estará amparado no dia de sua perícia e outros serviços da previdência. É sempre importante conferir toda a documentação que deverá ser levada no dia do atendimento, onde a mesma é informada no próprio endereço onde é feito o agendamento.

Como fazer o agendamento do INSS?

Para fazer o agendamento do INSS e desfrutar das vantagens deste sistema, acesse:

Então clique na opção “AGENDAR”;

  • Você será redirecionado para o site do MEU INSS, onde poderá dar continuidade no procedimento, com ou sem login. Insira o seu nome, CPF, data de nascimento, selecione a caixa “Não sou um robô” e então clique em “Continuar sem login” ou “Fazer login”;
  • Na próxima página selecione o tipo de serviço para qual necessita de atendimento e então siga os procedimentos indicados para cada um deles;
  • Escolha uma das datas sugeridas para o agendamento e finalize-o. Não esqueça de anotar o protocolo e também a data e hora específica da perícia e/ou consulta.

No caso de realizar o seu login, é possível visualizar novamente para qual data está programado o agendamento.

Compareça na agência do INSS descrita durante o agendamento, na data e com pelo menos 1h de antecedência com relação a hora prevista.

Qualquer dúvida ligue no 135. Esteja com seus documentos pessoais.

É importante saber também!

Trabalhadores urbanos que estejam fazendo o requerimento de Aposentadoria por Idade ou Salário Maternidade sob o novo modelo de atendimento, devem realiza-lo através do telefone 135 ou através do login com dados pessoais no site do Meu INSS (meu.inss.gov.br).

Nestes dois casos não será necessário realizar o agendamento, tão pouco comparecer ao INSS para levar documentos e/ou formalizar o pedido. O comparecimento só irá ocorrer a partir do momento em que a agência “intimar” o trabalhador.

O contato é feito normalmente através de carta. Mas é possível acompanhar algumas das etapas através do site do Meu INSS.

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *