Mudanças na aposentadoria e na Previdência podem acontecer em breve

Proposta fixaria 65 anos de idade tanto para homens e mulheres se aposentarem.

O Ministério da Fazenda encaminhou uma proposta de reforma de um novo modelo previdenciário de forma que uma idade fixa seria ajustada tanto para homens quanto para mulheres. A medida que é considerada avançada e ousada em comparativo a trajetória previdenciária desde então romperia com uma diferenciação do masculino para o feminino, o que para a proposta encaminhada seria democrático, mas para as mulheres não.

A proposta foi direcionada ao Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social para apreciação e ponderações sobre o exposto. O tempo mínimo de contribuição, definido em 35 anos, também seria idêntico para todos.

Como é o atual calculo da aposentadoria

Uma proposta do ministro Joaquim Levy é a realização de uma reforma previdenciária de forma que seja remodelado o modelo do país e que seja adotada uma idade mínima de aposentadoria. Outra alteração e que também seria similar a esta é a de tanto contribuintes rurais quanto urbanos ficarem obrigados a comprovar o trabalho e emitir declarações especificas. Para o trabalhador rural, hoje uma declaração emitida por órgãos competentes informando a contribuição mínima de quinze anos é o suficiente.

mudancas-aposentadoria-previdencia-inss

Nova Regra

Uma ideia para obter a aprovação da maioria, é de que cada dois anos adicionais ao período de 35 anos de contribuição previdenciária seriam reduzidos um ano na idade mínima de 65 anos exigida para aposentadoria. Essa resolução foi criada pelo Ministério da Fazenda.

Um fórum foi criado pela presidente Dilma Rousseff para discutir as reformas da Previdência e da área trabalhista. Nesse fórum há a participação de vários nomes ligados a forças trabalhistas. Outros membros que compõe o fórum são representantes dos trabalhadores, aposentados e empresários do país para dar maior respaldo e variação de pensamento. Para que se torne uma proposta de governo, e enviada para aprovação do Congresso Nacional, as alterações precisam da ciência e positividade dos membros do fórum.

Regra nova ou antiga, qual a melhor?

Mudanças que podem acontecer e alterar e muito a situação previdenciária do país. Esperar a cena dos próximos capítulos!

1 comentário em “Mudanças na aposentadoria e na Previdência podem acontecer em breve”

  1. Na minha modesta opinião, o que tende a ocorrer é que após aprovada essa mudança, o trabalhador que tiver um pouco de instrução, irá chegar a conclusão de que não é mais interessante trabalhar registrado, mas sim fazer um acordo paralelo para que os eventuais descontos, se tornem de imediato um beneficio. Esse benefício por exemplo, pode ser a aquisição de um plano de saúde, o qual a tendência será o de crescimento e melhores ofertas.
    Ai sim o INSS irá quebrar de verdade e não essa mentira que estão querendo promover em benefícios daqueles que criam as leis.

Deixe um comentário