Menu

Descubra sua idade de aposentadoria pela internet

Nova função no site do Meu INSS permite consultar idade para aposentadoria online

Os segurados da Previdência Social poderão consultar pela internet a idade a qual poderão se aposentar pelo INSS. Graças uma nova funcionalidade no portal do Meu INSS, a consulta do tempo que falta para aposentadoria, que antes só poderia ser feita nas agências físicas da previdência, agora pode ser feita pelo computador ou celular.

A consulta online é feita de forma simples, mediante cadastro gratuita no portal da Previdência. Em poucos passo é possível descobrir seu o cidadão segurado possui ou não a idade mínima para se aposentar. Confira abaixo como fazer o cadastro e consulta da aposentadoria:

Cadastro para consulta da idade para aposentadoria

A nova função que permite aos cidadãos terem acesso o tempo de contribuição e idade para aposentadoria, está presente no novo portal da Previdência, o Meu INSS. Para ter acesso a ferramenta que é gratuita, é necessário efetuar um cadastro prévio, que necessita de dados pessoais do segurado para acesso.

Siga os passos abaixo para cadastro:

  • Acesse o link de cadastro no portal através desse link.
  • Na página, será necessário ter em mãos os dados do segurado, como CPF, data de nascimento, nome da mãe e estado. Caso a mensagem “Constam divergências nos dados cadastrais. Verifique os dados digitados e tente novamente. Para mais informações, ligue para Central 135 de Segunda a Sábado, das 07h às 22h ou compareça a uma Agência da Previdência Social para a geração da sua senha” seja exibida, será necessário visitar uma agência ou entrar em contato pelo telefone de antedimento.
  • Caso não tenha erros, prossiga até a próxima página, informando os dados de cadastro.  Lembre-se de inserir a senha definitiva ou o código inicial de 7 dígitos gerado após o cadastro, recebido na APS ou por meio dos bancos autorizados (Código NAI).
  • Depois de inseridas todas informações, seu acesso será liberado e será exibida a seguinte mensagem:

Bem-vindo ao Meu INSS!

A forma mais fácil de utilizar os serviços do INSS.

Comece escolhendo o serviço desejado no menu ao lado. Qualquer dúvida, lembre-se que você pode ligar para a Central 135.

Para maior segurança, alguns serviços precisam de login.

O acesso restrito é indicado pelo cadeado.

Após o cadastro efetuado, o usuário já poderá realizar a consulta de idade para aposentadoria segundo os cálculos do INSS. Volte a página de inicio em meu.inss.gov.br e faça o login com seus dados.

Já na página, clique sobre o primeiro item do menu esquerdo, em “Aposentadoria por Idade”.  Em seguida, será exibida uma mensagem semelhante a da imagem abaixo, informando sobre sua atual situação, sem direito ou não a dar entrada no seu pedido de aposentadoria.

Caso não tenha direito ainda, será exibida a mensagem abaixo seguida de sua idade atual e a idade mínima exigida para se aposentar

Você não possui a idade mínima para se aposentar. Em caso de dúvida entre em contato com a Central 135, de segunda a sábado das 7h às 22h.

Caso tenha direito e já tenha alcançado a idade prevista em lei, basta se dirigir até a uma agência da Previdência para dar entrada em seu pedido de benefício.

Link de acesso: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/aposaut

Erro no cadastro

Durante o processo de cadastro no portal, será solicitado que o usuário responda alguma perguntas de caráter pessoal, relacionadas ao perfil do empregador. São questões sobre tempo de contribuições, recebimento de benefícios, últimos empregos e assuntos relacionados.

Caso as perguntas não sejam respondidas de forma correta, o cadastro não será aprovado pelo sistema, por medida de segurança. Será exibida a seguinte mensagem:

Algumas respostas não correspondem

Senha provisória: 1094466

Se quiser tentar novamente, entre em contato através do chat abaixo de segunda a sexta das 08 às 18h e informe o seu CPF e a Senha Provisória ao atendente. Para dúvidas você pode ligar para 135 de segunda a sábado das 07h às 22h ou enviar e-mail para cidadao@dataprev.gov.br.

Meu INSS

É importante autorizar o acesso do portal Meu INSS as suas informações. Lembre-se que o cidadão.br é uma forma de acesso único a serviços, informações e sistemas do governo brasileiro. A aplicação meu-inss solicita acesso às seguintes informações sobre você:

  • CPF
  • NIT
  • Nome completo

Além do menu de consulta da idade para aposentadoria, o novo portal do INSS permite também acesso a informações sobre extrato CNIS, detalhes sobre pagamentos de benefícios como, salário maternidade, auxílio doença, dentre outros.

É possível também informações e relatórios sobre Carta de Concessão, agendamento de perícia médica, Simulação de Tempo de Contribuição, Agendamentos e Requerimentos de benefícios, Histórico de Crédito de Benefício, Extrato de Empréstimo Consignado e Resultado de Perícia Médica.

Regras

Nas atuais regras para aposentadoria por idade pelo INSS, homens devem atingir 65 anos de idade e mulheres 60 anos.

Para benefícios especiais, como professores e trabalhadores rurais, o tempo de idade diminui em cinco anos, sendo 60 anos para homens e 55 para mulheres.

Em todos os casos, é obrigatório ter pelo menos 15 anos de contribuição com a Previdência para ter direito ao benefícios da aposentadoria.

Caso a reforma da previdência seja aprovada, a idade para mulheres aumenta para 62 anos e o tempo de contribuição para ambos aumenta para 25 anos.

Descubra sua idade de aposentadoria pela internet
Deixe sua avaliação

>>Quer se Aposentar? Clique aqui!>>

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *