INSS: Aposentadoria por idade será concedida de forma automática

Os contribuintes do INSS que já tiverem direito a aposentadoria por idade, terão seu benefício concedido de forma automática. O Instituto Nacional do Seguro Social irá consultar os dados de cadastro dos segurados nos sistemas informatizados do Governo, como tempo de contribuição, idade e outras informações para verificar se o trabalhador já possui direito.

Caso o segurado tenha o direito a se aposentar por idade como contribuintes da Previdência, o Instituto irá enviar correspondências com o aviso do direito à aposentadoria. É importante lembrar que esse direito é opcional e cabe ao trabalhador definir seu deseja ou não requerer o benefício.

Desta forma, os trabalhadores não irão mais precisar agendar seu atendimento nas agências físicas da Previdência Social, procedimento que muita das vezes era bastante lento e burocrático. O INSS irá avisar o trabalhador sobre seu direito à aposentadoria, através do envio de carta registrada.

Para requerer a concessão do benefício, o segurado deverá confirmar seu pedido e seus dados na central de atendimento da Previdência, pelo número 135. Os pagamentos começarão a serem feitos já a partir da confirmação dos informações e do pedido da aposentadoria junto ao INSS.

Com a mudança, o INSS pretende aumentar o número de concessões e diminuir as filas e tempos de atendimento nas agências. O novo método para concessão de benefícios foi publicado no Diário Oficial da União” em 28 de julho deste ano.

agencia da previdencia

[Agência da Previdência Social]

Quem tem direito a aposentadoria por idade

De acordo com as atuais regras da Previdência Social, tem direito a aposentadoria por idade os segurados do INSS que contribuíram por no mínimo 15 anos ou 180 meses. Para homens, a idade mínima exigida é de 65 anos e para mulheres, 60 anos de idade. Já para segurados especiais, como produtores rurais, pescadores e professores, o tempo diminui em 5 anos para homens e mulheres.

O INSS informou que a liberação automática do benefício está liberada somente na Aposentadoria por Idade da categoria urbana.

Dicas para manter seu direito

O novo sistema de concessão automático da aposentadoria por idade, tem sua vantagem por agilizar o processo e também auxiliar os trabalhadores que desconhecem seu direito ao benefício. Mas também tem suas desvantagens.

É preciso que o segurado mantenha seus dados atualizados junto a Previdência, pois a consulta será feita com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Em relação ao tempo de contribuição, o sistema do INSS pode não estar totalmente atualizado, o que pode causar divergência em vários casos.

Por isso é importante manter todos os comprovantes de contribuições, para quando ter direito adquirido poder analisar todos os dados com o intuito de não perder o direito a aposentadoria. Os segurados que entendem que já possuem direito ao benefício, mas não receberam ainda o aviso do INSS, podem agendar seu atendimento através da Central ou nas próprias agências da Previdência.

3 comentários em “INSS: Aposentadoria por idade será concedida de forma automática”

  1. EU QUERO SABER SE JA TENHO DIREITO A ME APOSENTAR, ESTAVA NO AUXILIO DOENÇA POR QUASE 3 ANOS FUI INDEFERIDA DESDE JULHO DE 2016, TENHO 57 ANOS 17 DE CONTRIBUIÇÃO, E ESTOU SEM CONDIÇOES PARA TRABALHAR,MAS OS PERITOS ACHAM QUE ESTOU PRONTA PRA TRABALHAR,MINHAS CONDIÇOES QUEM SABE SOU EU,SOU ESQUIZOFRENICA,E MUDO MUITO DE HUMOR,MAS ELES NÃO ENTENDEM,QUEM VAI QUERER UMA PESSOA COM 57 ANOS E DOENTE PRA TRABALHAR?????ALÉM DO MAIS ESTOU SEM CONDIÇOES DE CONTINUAR A PAGAR

Deixe um comentário