Menu

INSS: Aposentadoria por idade será concedida de forma automática

Os contribuintes do INSS que já tiverem direito a aposentadoria por idade, terão seu benefício concedido de forma automática. O Instituto Nacional do Seguro Social irá consultar os dados de cadastro dos segurados nos sistemas informatizados do Governo, como tempo de contribuição, idade e outras informações para verificar se o trabalhador já possui direito.

Caso o segurado tenha o direito a se aposentar por idade como contribuintes da Previdência, o Instituto irá enviar correspondências com o aviso do direito à aposentadoria. É importante lembrar que esse direito é opcional e cabe ao trabalhador definir seu deseja ou não requerer o benefício.

Desta forma, os trabalhadores não irão mais precisar agendar seu atendimento nas agências físicas da Previdência Social, procedimento que muita das vezes era bastante lento e burocrático. O INSS irá avisar o trabalhador sobre seu direito à aposentadoria, através do envio de carta registrada.

Para requerer a concessão do benefício, o segurado deverá confirmar seu pedido e seus dados na central de atendimento da Previdência, pelo número 135. Os pagamentos começarão a serem feitos já a partir da confirmação dos informações e do pedido da aposentadoria junto ao INSS.

Com a mudança, o INSS pretende aumentar o número de concessões e diminuir as filas e tempos de atendimento nas agências. O novo método para concessão de benefícios foi publicado no Diário Oficial da União” em 28 de julho deste ano.

agencia da previdencia

[Agência da Previdência Social]

Quem tem direito a aposentadoria por idade

De acordo com as atuais regras da Previdência Social, tem direito a aposentadoria por idade os segurados do INSS que contribuíram por no mínimo 15 anos ou 180 meses. Para homens, a idade mínima exigida é de 65 anos e para mulheres, 60 anos de idade. Já para segurados especiais, como produtores rurais, pescadores e professores, o tempo diminui em 5 anos para homens e mulheres.

O INSS informou que a liberação automática do benefício está liberada somente na Aposentadoria por Idade da categoria urbana.

Dicas para manter seu direito

O novo sistema de concessão automático da aposentadoria por idade, tem sua vantagem por agilizar o processo e também auxiliar os trabalhadores que desconhecem seu direito ao benefício. Mas também tem suas desvantagens.

É preciso que o segurado mantenha seus dados atualizados junto a Previdência, pois a consulta será feita com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Em relação ao tempo de contribuição, o sistema do INSS pode não estar totalmente atualizado, o que pode causar divergência em vários casos.

Por isso é importante manter todos os comprovantes de contribuições, para quando ter direito adquirido poder analisar todos os dados com o intuito de não perder o direito a aposentadoria. Os segurados que entendem que já possuem direito ao benefício, mas não receberam ainda o aviso do INSS, podem agendar seu atendimento através da Central ou nas próprias agências da Previdência.

INSS: Aposentadoria por idade será concedida de forma automática
Deixe sua avaliação
Compartilhe no Facebook
3 Comments
  1. maria celma da silva pereira outubro 2, 2017
    • marcia lopes outubro 28, 2017
  2. Maria do Céu Aires outubro 30, 2017

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *