Fator previdenciário para Aposentadoria do INSS

Um dos fatores que tem influência no cálculo de todo o processo da aposentadoria pelo INSS, é o Fator Previdenciário. Esta fator, é utilizado para cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição e, de forma opcional, também pode ser utilizado na aposentadoria por idade.

O Fator Previdenciário foi criado para que o cálculo seja feito de forma mais justa, equiparando os valores da contribuição do segurado ao valor do benefício. Para cálculo do fator, são utilizados os seguintes critérios:

  • alíquota de contribuição;
  • idade do trabalhador;
  • tempo de contribuição à Previdência Social;
  • expectativa de sobrevida do segurado (conforme tabela do IBGE).

Cálculo do Fator Previdenciário para Aposentadoria

De posse dos valores divulgado acima, é possível calcular o fator da previdência utilizando a seguinte fórmula abaixo:

fator previdenciario aposentadoria

Legenda das variáveis da fórmula:

  • f = fator previdenciário
  • Tc = tempo de contribuição do trabalhador
  • a = alíquota de contribuição (0,31)
  • Es = expectativa de sobrevida do trabalhador na data da aposentadoria
  • Id = idade do trabalhador na data da aposentadoria

Ainda na aplicação do fator, serão somados ao tempo de contribuição do segurado:

  • Cinco anos para as mulheres;
  • Cinco anos para os professores que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio;
  • Dez anos para as professoras que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio.

19 comentários em “Fator previdenciário para Aposentadoria do INSS”

  1. Olá, boa tarde.
    Venho a vossa senhoria solicitar informações para fins de aposentadoria.
    Trabalhei em Empresas de Vigilâncias e, conforme o INSS da Cidade de Betim/ MG, me informarão que devo levantar os PPP das vigilâncias que sendo assim fechara meu tempo.
    O que é necessário?
    Me informe, por favor.
    Grato.

  2. Bom dia por favor me responda e tire minhas duvidas tenho ja 60 anos de idade e no inicio deste ano di entrada na minha aposenadoria por idade e contribuicao,mais me negaram e disseram que tenho que pagar ate marco de 2017 e ai dar entrada de novo.E isto mesmo tenho 18 anos de contrubuicao que ja passa do 180 meses pelo calculo que fiz da 216 meses.obrigada por me responder e tirar minhas duvuda se possivel.

  3. se tenho 35 anos e 9 meses de contribuição com 54 anos e 6 meses de idade, pergunto: os meses entram na fórmula do calculo do fator previdenciário ou seriam apenas os anos?

  4. MEU NOME E ELOÍDE TEIXEIRA DOS SANTOS GOSTARIA DE SABER COMO VAI FICAR A APOSENTADORIA,
    DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE MANAUS QUE SÃO REGIME TEMPORÁRIO TENHO 48 ANOS DE IDADE E 23 DE CONTRIBUIÇÃO, GOSTARIA DE SABER SE QUANDO EU COMPLETAR 55 ANOS DE IDADE, E TER CONTRIBUÍDO 30 ANOS ,SE POSSO ME APOSENTAR NA FORMULA 85/95

  5. COMECEI TRABALHAR NUMA ESCOLA SENDO PROFESSORA EM EM 1982 .EM 1992 ADOECI ,PASSEI TOMAR VARIOS MEDICAMENTOS OS QUAIS AINDA TOMO EM 1997 NO DIA 18 DE AGOSTO O AUXILIO PASSOU PARA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ ,TENHO 53 ANOS …A MINHA APOSENTADORIA PODE SER TRANSFORMADA NUMA APOSENTADORIA ESPECIAL ? AINDA PASSAREI POR PENTE FINO?

    • Oi Maria Sevarina, o melhor é procurar um advogado especialista em previdência social para auxiliá-la, visite também a Previdência Social para uma análise de seu caso.

Deixe um comentário