Menu

Extrato INSS: Contribuições, Pagamentos e Benefícios

Segurados da Previdência Social podem consultar o extrato de pagamentos online no site do INSS

pagamento previdencia

O Extrato INSS pode ser emitido pelos segurados da Previdência Social pela internet, de forma simples e rápida. Através de um cadastro no novo site criado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, é possível fazer a consulta ao extrato de contribuições, pagamentos de benefícios do INSS, agendamento de perícia, informações sobre tempo de aposentadoria, além de outros serviços online de forma gratuita.

Antes o serviço de consulta aos dados do trabalhador só era disponibilizado nas Agências bancárias e alguns caixas eletrônicos. Com o novo portal, os segurados poderão ter acesso às informações a qualquer hora e qualquer lugar, a todos as contribuições que foram feitas à Previdência ao longo de todos os anos de trabalho.

Consulta extrato INSS

Nós criamos um tutorial completo que irá te ensinar a fazer o cadastro e ter acesso a esses e outros serviços disponíveis no site. Navegue pelo menu e facilitar sua leitura:

Cadastro

login inss

O primeiro passo antes da consulta do Extrato INSS e de pagamento de benefícios, é o cadastro no site de serviços do INSS, através deste link. Será aberta uma página de acesso, clique em “Fazer Login”e em seguida clique em “Cadastre-se”. Você deverá informar os seguintes dados:

  • Acesse meu.inss.gov.br
  • Clique em login e em seguida cadastro
  • CPF (somente números)
  • Data de nascimento
  • Nome completo
  • Nome da Mãe
  • Estado de Nascimento

cadastro

Após informar os dados, marque a caixa de verificação anti-spam e clique em próximo. Se os dados foram informados corretamente, você será levado até próxima página, caso contrário, deverá revisar os dados informados em busca de possíveis erros. Caso não encontre, será necessário se dirigir até uma agência da Previdência Social.

dados segurado inss

Verificação dos dados pelo INSS

No segundo passo, será realizada uma verificação de dados através de perguntas pessoais sobre o segurado, com o intuito de confirmação de identidade e veracidade das informações.

É importante que ao fazer o cadastro, o usuário tenha em mãos a carteira de trabalho e tenha também informações sobre benefícios recebidos nos últimos anos. Veja algumas perguntas que podem serem feitas:

validação cadastro

  • Informações sobre empresas que já trabalhou
  • Tipo de benefício recebido
  • Ano de admissão do último emprego
  • Último ano de contribuição
  • Pagamento de Benefício cancelado nos últimos anos
  • Última contribuição feita à Previdência Social foi sobre qual salário?

Após responder todas as perguntas corretamente, o cadastro será finalizado e uma senha inicial aleatória será gerada no primeiro acesso. Anote-a sem local seguro e facilite o acesso ao extrato de pagamentos ao INSS e dos benefícios.

senha acesso

Alteração de senha

Inicie o acesso em seguida clicando no “Meu INSS”.  Já na próxima página exibida, clique no menu da direita em “Login”. Em seguida, informe CPF e senha de acesso que foi gerada no passo anterior, marque a opção “Não sou robô” e clique em Entrar.

Se o login foi feito sem problemas, será preciso gerar um nova senha no passo seguinte, pois a primeira já terá expirado. Informe primeiramente a senha inicial e em seguida uma nova senha, de sua escolha. Sua senha deve conter no mínimo 9 caracteres e possuir letra maiúscula, letra minúscula, número e, pelo menos, um caractere especial. Ex: Bn1234587*

nova senha

Lembre-se que a sua senha é de uso pessoal e intransferível e não deve ser revelada a outras pessoas, pois permite efetuar operações em seu nome. Clique no link “Por favor, clique aqui para continuar.”

Será novamente preciso efetuar um novo login, informe o número de CPF e a nova senha cadastrada. Feito todo o procedimento, o cadastro está finalizado e já será possível ter acesso aos serviços do Meu INSS, como extrato de pagamento de benefícios, consulta de contribuições, dentre outros.

Vídeo: Como fazer o cadastro e consultar o extrato INSS

Caso tenha dúvidas sobre o cadastro e consulta de benefício e extrato de pagamento do INSS, assista ao vídeo tutorial abaixo:

Consultar extrato de contribuições ao INSS

Depois de todo o processo de cadastro no Meu INSS, faça o login e acesse  central de serviços. O acesso a consulta do extrato de contribuições Previdenciárias, é feito clicando no primeiro menu “Extrato Previdenciário” (CNIS).

Em seguida verifique as inscrições encontradas referentes ao CPF e clique no número do NIS correspondente, desta forma você poderá ter acesso ao relatório de pagamentos à Previdência. O relatório de extrato previdenciário mostra todas as contribuições ao INSS do trabalhador, além de informar também dados das empresas, períodos de contribuições (ano e mês), valor contribuído em cada pagamento e fim do contrato de trabalho.

extrato do inss

Tela do Extrato INSS: Contribuições à Previdência

Através deste relatório, você pode somar todo seu tempo de contribuição ao INSS e verificar quanto tempo falta para sua aposentadoria. Veja aqui como fazer uma simulação.

Nas outras abas superiores, é possível também ter acesso a consulta de todos os dados cadastrais do segurado, do nome completo, endereços, nome de pai e mãe, dentre outras informações sobre contribuições.

Impressão do extrato de pagamento

Uma opção interessante que o portal de serviços do INSS oferece, é a possibilidade de imprimir todo extrato do INSS de seu tempo de aposentadoria.

Acesse o link de relatório e clique no botão “imprimir”, na parte direita inferior da página. Será gerado um arquivo em PDF do Cadastro Nacional de Informações Sociais do segurado e relatório de Extrato Previdenciário.

Depois de gerar o extrato seguindo os passos acima, pressione as teclas CTRL + P. Será aberta uma nova janela de impressão do documento, confirme clicando em “imprimir”. Gerar um documento PDF de sua consulta é simples, basta alterar no menu esquerdo a opção “Destino” e alterar “Salvar PDF”.

Extrato de pagamento de benefícios INSS

Outra função que está disponível pelo acesso dos usuários cadastrados, é a de extrato do pagamento de benefícios da Previdência.

Segurados podem ter acesso a consulta de informações sobre o pagamento de benefícios como auxílio doença, aposentadoria por idade, tempo de contribuição, pensão por morte invalidez, auxílio-maternidade, auxílio-acidente, ou qualquer outro benefício do INSS.

extrato de pagamento de beneficio

Tela de Extrato de Benefício Previdenciário

Clique no segundo item em “Histórico de Crédito de Benefício” e faça a consulta de quais são os benefícios pagos de acordo com cadastro. A consulta permite visualizar dados do pagamento do benefício, valores recebidos a título previdenciário, descrição do benefício, créditos, débitos e outras informações importantes.

O relatório mostra também todas informações sobre o valor do benefício, valor do décimo terceiro (caso faça parte do benefício), imposto de renda cobrado, competência, período de pagamento e número do benefício.

É possível também consultar outras datas de pagamentos dos benéficos, escolha um novo período no menu superior. Faça a exportação de relatório de impressão, clicando em “imprimir.

Vale lembrar que também é possível fazer a consulta do extrato de pagamento no caixa eletrônico do banco. Basta acessar sua conta com cartão de pagamento e senha e procurar pelo menu de pagamento de benefícios.

Consulta situação de benefício concedido

Quando um segurado tem algum pedido de benefício a ser concedido pela Previdência, é possível fazer o acompanhamento da liberação também nesta página do site. A consulta do pagamento benefício necessita das seguintes informações do cidadão:

  • Número do Benefício (Emitido pela Previdência Social)
  • Data de nascimento do beneficiário
  • Nome completo
  • CPF
  • Digitar código de confirmação

Outros serviços e consultas disponíveis no Meu INSS

Quem possui cadastro validado no portal do Meu INSS também pode fazer a consulta e ter acesso a serviços online:

  • Carta de Concessão
  • Consulta de Declaração de Benefício Nada Consta
  • Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual
  • Serviço de agendamento de atendimento online à Previdência
  • Agendamento de Perícia Médica para Aposentadoria, Auxílio Doença ou Invalidez
  • Localização de Agências
  • Consulta de Revisão de Benefícios

Extrato INSS do Imposto de Renda

Os segurados que são obrigados a declarar imposto de renda,  podem consultar também pelo site da Previdência o extrato do IR dos benefícios dos últimos 9 anos. Acessando aqui o link, você terá de preencher o ano de calendário que deseja fazer a consulta dos dados, número do benefício, data de nascimento, nome e CPF.

Se os dados da consulta forem digitados de forma correta, será gerado um relatório do comprovante de rendimentos pagos e de Imposto de Renda retido na Fonte referente ao ano e calendário solicitados.

Calendário de pagamentos

Os pagamentos dos benefícios são feitos de acordo com a tabela de pagamentos divulgada pelo INSS no início de cada ano. Aposentados, pensionistas e outros tipos de segurados que recebem algum benefício, devem verificar no calendário oficial da Previdência a data para liberação dos pagamentos. Os pagamentos são definidos com base no número final do NIS – Número de Identificação Social do trabalhador. Quem recebe acima de um salário mínimo de benefício, segue um calendário diferente. Confira abaixo:

calendario-pagamentos-inss

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o acesso ao extrato de pagamentos do INSS, deixe um comentário abaixo que iremos tentar auxiliá-lo. Não esqueça de compartilhar nossas dicas gratuitas.

Post Atualizado em 31/08/2016

Extrato INSS: Contribuições, Pagamentos e Benefícios
4.4 (87.5%) 8 votes
Compartilhe no Facebook
15 Comments
  1. jose n kruli agosto 1, 2017
  2. LuizHS agosto 1, 2017
    • consultoraposentadoria agosto 23, 2017
  3. Maria Catarina Tezza Destro agosto 14, 2017
    • consultoraposentadoria agosto 23, 2017
  4. LUCAS FERREIRA DE FREITAS agosto 26, 2017
    • consultoraposentadoria setembro 1, 2017
      • Emanuel outubro 2, 2017
        • consultoraposentadoria outubro 2, 2017
  5. Leandro Silva Borges agosto 31, 2017
    • consultoraposentadoria setembro 1, 2017
  6. marli alves rego setembro 15, 2017
  7. Marco Antonio Leite setembro 15, 2017
    • consultoraposentadoria setembro 20, 2017
  8. iago da silva santos 12965201610 setembro 21, 2017

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *