Menu

CTC: Certidão de tempo de contribuição da Previdência

Os trabalhadores que mudaram de emprego e também de regime de contribuição junto a Previdência Social, podem solicitar junto ao órgão o CTC: Certidão de tempo de contribuição. Este documento permite ao segurado ter acesso a um relatório com os dados de todo seu tempo de contribuição para aposentadoria.

O CTC é muito solicitado quando o segurado muda do regime de recolhimento de contribuições de público para privado e também de privado para público. O trabalhador que era empregado da iniciativa privada e ingressou em carreira pública, deve solicitar a  Certidão de Tempo de Contribuição para quando for dar entrada no pedido de aposentadoria, para obtenção de benefícios junto ao órgão onde ele atualmente trabalha, ou em algum outro pedido de benefício do INSS.

O segurado do INSS que fez o pedido do CTC junto a Previdência, pode consultar pela internet o andamento do processo de liberação do documento. Aqueles que ainda não solicitaram o documento, poderão realizar o agendamento de atendimento pela internet, sem precisar se dirigir até agências físicas do INSS.

Como consultar a CTC online

Depois de ter dado entrada no pedido da Certidão de tempo de contribuição junto ao INSS, não é preciso voltar ao órgão para conseguir o documento. A consulta do certificado de contribuição pode ser feito online, através de acesso pelo computador com internet. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o endereço da ferramenta de consulta de certidão de contribuição no site da Previdência, neste link.
  2. Informe o número do protocolo de atendimento, que foi gerado pelo funcionário do INSS no dia do agendamento. Informe o número sem pontos ou barras
  3. Informe a data de nascimento
  4. Nome do benefício e CPF, sem acentos, pontos ou traço.

Depois de digitar todos os dados acima, informe os caracteres de confirmação da imagem e clique em visualizar. Caso os dados estejam corretos, será gerado um documento oficial atestado pela previdência, com os dados e relatório do CTC.

Como agendar online a Certidão de tempo de contribuição

Para facilitar o atendimento e agilizar o processo de liberação do CTC, a Previdência também permite que o segurado faça o agendamento pela internet. O processo é simples e pode ser feito em poucos minutos, confira o passo a passo de como fazer:

  1. Acesse o site http://agendamento.inss.gov.br/
  2. No menu Requerer, selecione o serviço: CERTIDÃO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (ATENDIMENTO PRESENCIAL – AGENDAMENTO
  3. Nos próximos passos, o segurado deverá ter em mãos diversos documentos, para que possa fazer o upload durante o agendamento. Documentos pessoais, requerimento assinado, documentos de relação previdenciária e outros relacionados.
  4. Digite o código de confirmação e siga para a próxima página

CTC

Os próximos passos são de caráter pessoal, as informações devem ser preenchidas com os dados do solicitante. É importante anexar o máximo de documentos possíveis, dentro das regras de envio, para agilizar o processo de liberação do documento a certidão do tempo de contribuição.

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O atendimento nas Agências da Previdência Social é simples e gratuito. Não é necessário intermediários. Informe o seu telefone fixo ou celular para realizar o requerimento.

Qualquer dúvida deixe seu comentário abaixo.

CTC: Certidão de tempo de contribuição da Previdência
Deixe sua avaliação
Compartilhe no Facebook
One Comment
  1. Gilterval setembro 22, 2017

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *