Menu

Como consultar o PIS pela internet

Saiba como fazer a consulta do PIS e como descobrir o número pela internet

Trabalhadores que possuem direito a abono salarial, seguro desemprego e/ou FGTS, precisam do PIS para realizar a consulta e o saque dos benefícios. O que muitos não sabem, é que é possível consultar pela internet os detalhes sobre o PIS – Abono Salarial e, também descobrir o número do documento através de uma dica do portal do Meu INSS.

Esta consulta é feita mediante cadastro no portal utilizando o número do CPF e senha, confira mais detalhes e siga nosso passo a passo.

Cadastro no site da Caixa para consulta

Para realizar a consulta pelo site da Caixa, é necessário antes de qualquer coisa, realizar um cadastro nos site. É preciso ter e mãos o número do PIS para cadastrar sua senha. Caso não tenha, siga os passos abaixo para descobrir seus dados.

Aqueles que já possuem o cadastro, basta efetuar o login informando as credenciais exigidas na página. Já para quem ainda não fez cadastro, siga o tutorial abaixo.

  1. Acesse o site pelo link https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01
  2. Informe o número do NIS (PIS/PASEP)
  3. Clique em cadastrar senha
  4. Leia o contrato e caso esteja de acordo, clique em “Aceito”
  5. Preencha dos os campos com seus dados
  6. Cadastre sua senha
  7. Volte a página inicial e informe seu NIS e a senha cadastrada no passo anterior

Descobrindo o número do PIS

No momento a opção mais fácil de consulta do PIS é através do CPF no site MEU INSS, veja aqui nosso artigo completo. Acesse o site através do seguinte endereço eletrônico abaixo. Nós criamos um guia tutorial com informações sobre o serviço, veja aqui.

Clique no ícone da silhueta, escrito “Entrar”.

  • Então será necessário efetuar o login, ou um novo cadastro conforme as informações solicitadas pelo portal.
  • Caso seja necessário efetuar um novo cadastro, informe o seu nome completo, CPF, data de nascimento, telefone celular, estado e também o nome da mãe. O sistema irá gerar uma senha, que deverá ser guardada em um local seguro, usado em consultas futuras.
  • Para fazer o login no portal será necessário informar o CPF e a senha de cadastro (fornecida pelo portal na primeira vez, que pode ser alterada futuramente).

Assim que você logar no portal do MEU INSS, o número do seu PIS estará ao lado do seu nome de usuário, CPF e também o NIT.

A aplicação meu-inss solicita acesso às seguintes informações sobre você: CPF, NIT e Nome completo.

Consulta do PIS/PASEP na carteira de trabalho

Outra maneira bem fácil de saber o seu número do PIS/PASEP é através da própria carteira de trabalho. Ache-a e então logo na primeira página, abaixo de sua foto, ao lado do número do NIT, estarão os números do PIS.

Você pode também ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ,munido do seu CPF e então se informar através do atendente. Ele irá realizar uma consulta e poderá dizer qual é o número do PIS. Neste caso ele só irá passar a informação se você for o titular.

Aproveite que está na agência e também verifique se há algum valor a receber.

O que é o PIS

O PIS, Programa de Integração Social, é nada mais do que um direito dos trabalhadores, para que possam ter tempo de reorganizar as contas, assim que são desligados das empresas. Para aqueles que ganham até 2 salários mínimos e trabalharam por um período mínimo de 5 anos, o governo disponibiliza um valor proporcional ao tempo trabalhado no ano em questão, chamado de Abono Salarial, que poderá ser sacado com o número do PIS e que também poderá ser correspondente em até 1 salário mínimo do ano vigente.

Como o pagamento do Abono Salarial é feito?

Para aqueles que possuem o direito de receber o Abono Salarial, por isso estão atrás de saber qual é o número do PIS, o pagamento poderá ser feito de três maneiras distintas.

Através do crédito automático em conta corrente ou poupança para aqueles que possuem conta na Caixa Econômica Federal.

Através do saque nos caixas eletrônicos, Correspondentes Caixa Aqui ou nas Casas Lotéricas através do Cartão Cidadão.

Ou na própria agência da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento de identificação com foto. O saque deverá ser feito pelo titular.

Como consultar o PIS pela internet
Deixe sua avaliação
Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *