Menu

Descubra o de tempo de contribuição que falta para sua Aposentadoria

Nova ferramenta do Meu INSS permite consultar o tempo que falta para se aposentar por contribuição

O INSS lançou uma nova ferramenta que permite aos segurados da Previdência Social consultarem o tempo de contribuição que falta para aposentadoria. A nova funcionalidade foi adicionada ao portal do Meu INSS, e permite que se faça uma Simulação do Tempo de Contribuição do segurado junto ao INSS.

No portal também é possível descobrir qual a idade o segurado pode pedir sua aposentadoria junto ao órgão, veja aqui nosso artigo sobre a opção. Com a nova função, o trabalhador já pode descobrir pela internet se tem ou não direito à Aposentadoria.

A simulação é feita com base nos dados atuais de contribuição do cadastro do segurado junto a previdência, desta forma, caso o usuário entenda que existe divergência das informações no portal, o mesmo poderá incluir manualmente novos períodos de contribuição previdenciária.

É importante destacar que a nova funcionalidade não garante de fato o direito à Aposentadoria, para dar início ao pedido de benefício deverá entrar em contato com a Previdência para confirmar as informações e dar entrada no pedido para aposentar por contribuição.

Como simular o tempo de contribuição no Meu INSS

Para utilizar a nova ferramenta do Meu INSS, é necessário criar uma cadastro no portal. Nós criamos um tutorial de como usar o portal, veja aqui. Este cadastro é gratuito e é feito online diretamente pela página oficial, pelo endereço https://meu.inss.gov.br.

Depois de realizar seu cadastro, faça o login com seu CPF e senha para entrar na página inicial do portal. Em seguida, clique no novo link “Simulação de Tempo de Contribuição”, localizado no menu lateral esquerdo da página.

Depois do clique, será exibido uma guia com informações sobre os atuais vínculos de contribuição cadastrados no perfil do segurado, bem como início e fim do vínculo empregatício.

Para simular com os dados atuais, basta clicar em “Simular” na parte inferior da página. Para adicionar novos vínculos e tempos de pagamentos, clique no símbolo de “+”.

E possível também editar ou excluir vínculos cadastrados, clicando nos ícones ao lado de cada registro. Confira abaixo:

Cálculo de tempo restante

Após preencher novos dados, incluir o alterar, basta clicar em “Simular” para prosseguir com a simulação. A ferramenta irá calcular o tempo restante e irá informar quantos anos, meses e dias faltam para aposentadoria pelas duas regras atuais, por somente tempo de contribuição ou pela regra 85/95, que utiliza a soma da idade e tempo de pagamentos ao INSS.

É exibido também o tempo que falta para se aposentar sem a incidência do fator previdenciário, que diminui o valor do benefício. Confira o resultado da simulação abaixo:

Este demonstrativo é uma simulação da contagem do tempo de contribuição, válida apenas para
simples conferência. A simulação não garante o reconhecimento do direito ao benefício. Algumas
informações podem ter sido incluídas ou alteradas durante a simulação. Ao pedir o benefício, o
INSS pode solicitar que você apresente documentos para comprovação dos períodos
trabalhados/contribuídos.

Imprimir o relatório de simulação

Após o preenchimento das informações e cálculos pelo sistema, você pode imprimir seu relatório em PDF, com mais detalhes sobre os tempos de contribuição e vínculos, separados por empresas e períodos. Basta clicar em “Detalhar” ao fim da página.

Requisitos da aposentadoria por contribuição

Sem exigência de idade minima.

Tempo total de contribuição:

35 anos de contribuição (homem),

30 anos de contribuição (mulher).

180 meses de contribuição para efeito de carência.

Regras da fórmula 85/95

Soma de idade + tempo de contribuição

Mulheres precisam de 85 pontos

Homens precisam de 95 pontos

É adicionado um ponto por ano a partir de 2020 até 2027, quando se fixam as regras em 90 pontos para mulheres e 100 para homens

Descubra o de tempo de contribuição que falta para sua Aposentadoria
4.4 (88%) 5 votes
Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *