Menu

Como consultar seu pedido de aposentadoria pela internet

Os segurados da Previdência podem consultar pela internet se seu pedido de aposentadoria foi indeferido pelo INSS. A consulta é feita de forma gratuita online pelo site de serviços da Previdência e também pelo número 135. O cidadão poderá acompanhar seu status do pedido, caso haja alguma pendência na solicitação, o mesmo será chamado para uma nova análise da aposentadoria.

Nas consultas é possível verificar o pedido graças ao número de benefício, que o segurado recebe ao entrar com seu pedido de aposentadoria no INSS. Por isso é de grande importância que o número recebido seja guardado para que o cidadão possa ter acesso aos dados de sua solicitação pela internet ou pelo telefone.

O pedido do segurado pode estar em três situações de análise: se foi concedido, se estão sendo analisado os documentos ou se o pedido foi negado pelo Instituto Nacional da Segurada Social. Confira abaixo como ter acesso ao andamento de sua solicitação de aposentadoria.

Consulta status de Aposentadoria Online

Para realizar a consulta da situação do benefício pelo sistema online da Previdência Social, é preciso ter em mãos o número do benefício que foi solicitado no INSS. Seja pedido de aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte ou outros. Será necessário também ter em mãos a data de nascimento do segurado, nome do beneficiário e também CPF.

De posse dos dados acima, basta acessar a página de consulta pelo endereço http://www.previdencia.gov.br/. Na página, clique no link “Consulta situação de benefício” no menu lateral esquerdo e em seguida em “Acompanhar pedido”. Será exibida uma página igual a da imagem abaixo:

pedido-aposentadoria

Preencha os dados solicitados, digite o código de confirmação e avance para a próxima página. Se os dados estiverem corretos, o segurado será direcionado a uma página com a situação de seu pedido, será exibido o relatório com os dados da solicitação, com os seguintes status:

Habilitado: Os documentos foram entregues no INSS e estão sob análise

Deferido: Os documentos foram analisados pelo INSS e o pedido de aposentadoria foi aprovado

Indeferido: Os documentos foram analisados pelo INSS e o pedido não foi aprovado pela Previdência.

Pedido negado

Durante a análise do pedido pode ser que seja solicitado ao segurado que envie novos documentos, para que comprovem sua solicitação. Desta forma, o INSS deve enviar ao cidadão informações via correspondência especificando qual o problema no seu pedido.

Se o pedido da aposentadoria foi negado mesmo depois da análise de novos documentos, o segurado pode solicitar à Junta de Recursos do INSS uma nova revisão do pedido. É importante apresentar o maior número de documentos possíveis para comprovar o direito do benefício.

Prazo para pagamento do benefício

O INSS – Instituto Nacional da Seguridade Social – tem até 45 para pagamento de um benefício que foi concedido. Este prazo conta a partir da data que foram apresentados os documentos e que o pedido foi protocolado junto ao órgão. Caso haja atraso e o pagamento não ser efetuado dentro desta data, o INSS precisa pagar o valor do período corrigido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Caso exista algum erro no cálculo do valor do benefício, ou contribuições atrasadas, o segurado poderá verificar na carta de concessão do benefício. Este documento possui todas as informações sobre o benefício que foi concedido, como cálculos do valor, local e data dos pagamentos. Vale lembrar que no caso da aposentadoria por invalidez, será necessário que o segurado passe por perícia médica.

Extrato de Contribuições do INSS

Um novo serviço lançado recentemente pela Previdência, com o intuito de facilitar o acesso do segurado as suas contribuições, permite que acesso ao extrato do INSS seja feito pela internet. Desta forma, o cidadão pode conferir se suas contribuições estão feitas de forma correta.

Como consultar seu pedido de aposentadoria pela internet
Deixe sua avaliação
Compartilhe no Facebook
No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *