Menu

Faça a consulta de suas contribuições ao INSS

Segurados do INSS poderão consultar o tempo de contribuição à Previdência Social pela internet. Um novo sistema criado pelo serviço de tecnologia do INSS permite que trabalhadores tenha acesso ao extrato de contribuições e ao CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Anteriormente os trabalhadores segurados da Previdência, tinha uma grande dificuldade em saber seu tempo de contribuição com a Previdência. Era preciso ir até uma agência do INSS, solicitar uma senha e aguardar por várias horas até que chegasse sua vez de ser atendido.

Mas agora, tudo indica que este problema pode ter chegado ao fim. Com o sistema Meu INSS, o segurado poderá ter acesso online ao seu extrato de contribuições para aposentadoria, de forma simples, rápida e prática. Saiba abaixo como ter acesso:

Cadastro para consulta às contribuições ao INSS

O cidadão que deseja se cadastrar para ter acesso a seu extrato de contribuições e outros serviços, deverá somente ter em mãos um computador com acesso a internet e um telefone fixo para ligar para a central de atendimento do INSS. Providencie e sigas as dicas abaixo:

cadastro-cnis-previdencia

O primeiro passo para poder fazer a consulta de suas contribuições previdenciárias, é um cadastro online no site do serviço, através deste link direto. Na página, será necessário informar o número do CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe e estado do segurado.

Não esqueça de digitar o código de confirmação antes de clicar em confirmar. Caso tenha algum erro nos dados, será exibido a mensagem: “Constam divergências nos dados cadastrais. Verifique os dados digitados e tente novamente. Para mais informações, ligue para Central 135 de Segunda a Sábado, das 07h às 22h.”

Revise os dados e prossiga. Talvez seja necessário visitar uma agência da Previdência para que seja feita uma atualização nos dados cadastrais.

Depois do cadastro concluído, será gerado um novo código de confirmação. Para validá-lo, será necessário ligar para o número 135, na central de Atendimento da Previdência.

Confirmação do código

Para confirmar seu código, ligue para o número 135 e escolhe a opção número 1. Será necessário informar ao atendente o código de confirmação que foi gerado ao fim de seu cadastro no site de serviços. Por medida de segurança, o atendente do INSS irá realizar cinco perguntas de segurança sobre benefícios recebidos, recolhimentos junto a Previdência e outros assuntos referente ao cadastro do segurado.

Depois da confirmação pelo tele atendimento, seu cadastro terá sido efetuado de forma correta e já poderá ter acesso ao sistema.

Consulta ao extrato de contribuições

O acesso ao sistema depois de finalizado o cadastro, pode ser feito por este link diretamente, para facilitar o acesso. Na página, entre com seu número de CPF senha de cadastro. Entre também com o código de confirmação de segurança na imagem.

Para consultar o extrato do INSS, clique no primeiro ícone do menu lateral esquerdo. Em seguida, clique sobre o número do NIS correspondente para prosseguir. Será aberta uma nova página com todas as contribuições feitas pelo segurado.

consulta-contribuições-inss

Caso existe algum erro nas contribuições, o cidadão poderá agendar um atendimento no INSS para incluir novas contribuições, com o intuito de acrescentar tempo a aposentadoria.

Imprimir o Extrato Previdenciário

Uma ótima opção do novo sistema do INSS, é que é possível imprimir o relatório com o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais Extrato Previdenciário. O cidadão pode clicar em “imprimir” no ícone no fim da página para gerar uma nova página com um relatório com várias informações sobre seu cadastro, como Identificação do Filiado, Relações Previdenciárias, nomes das empresas, valores contribuídos dentre outros.

extrato-previdencia-inss

Com o sistema Meu INSS, a Previdência pretende facilitar o acesso dos segurados à informações sobre seu cadastro previdenciário e diminuir as filas de atendimentos nas agências físicas da Previdência Social.

Tutorial em vídeo

Faça a consulta de suas contribuições ao INSS
Deixe sua avaliação
Compartilhe no Facebook
No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *