Menu

Como utilizar o Meu INSS para solicitar aposentadoria por idade ou tempo de contribuição online

Saiba como utilizar o site do Meu INSS para dar entrada no pedido e aposentadoria

Você já está em tempo de se aposentar e gostaria de dar entrada na aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição? Saiba que para facilitar a vida dos brasileiros e também para evitar filas nas agências, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou um sistema através do portal Meu.inss.gov.br, onde é possível fazer a solicitação de forma totalmente online.

E para todos que contam com alguma dúvida quanto a este sistema, hoje estaremos apresentando um passo a passo bem prático.

Reforma da Previdência

Muitos estão em busca de dar a entrada no benefício antes da Reforma da Previdência e é importante saber se há ou não o direito ao trabalhador.

Hoje as aposentadorias por tempo de contribuição contam com algumas regras para idade mínima (55 anos), mas de modo geral, basta que o trabalhador contribua por 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres). Já as aposentadorias por idade exigem 65 anos dos homens, 60 anos das mulheres, mais 15 anos de contribuição mínima.

Com a reforma a idade mínima será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, basicamente extinguindo o tempo de contribuição, onde qualquer trabalhador que queira se aposentar, deverá ter ao menos as idades citadas acima. O tempo de contribuição mínima exigido será de 20 anos, para ter uma aposentadoria proporcional.

Realizando o login no site MEU.INSS.GOV.BR

O primeiro passo para dar entrada na aposentadoria é realizar o seu login no portal do Meu INSS. Acesse:

Depois clique no menu na esquerda, onde está descrito “Aposentadorias Urbanas”. Você verá que irá aparecer uma chave, informando que é necessário fazer o login.

Clique em “Fazer Login”. Então será exibido uma janela do Cidadão.br, onde você deverá realizar o seu login inserindo o seu CPF e a sua senha pessoal. Caso não tenha cadastro, basta clicar em “Cadastre-se”. Para fazer este cadastro, insira seus dados pessoais, onde entre eles está o número do seu NIT.

Após clicar em “Entrar”, o Cidadão BR irá perguntar se você autoriza ou não o acesso a dados como seu CPF, NIT e nome completo. Para continuar clique em “Autorizo”.

Após realizar o login, verifique se os seus dados estão atualizados.

Então na próxima janela estará descrito:

  • Aposentadoria por Idade Urbana;
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição – MEU INSS.

Clique na opção que você se encaixa.

Então logo abaixo de cada uma das opções será exibido o seguinte resumo antes de dar continuidade na solicitação:

Aposentadoria por Idade Urbana

Benefício devido ao cidadão que comprovar o mínimo de 180 contribuições, além da idade mínima de 65 anos, se homem, ou 60 anos, se mulher.

O atendimento deste serviço será realizado à distância, não sendo necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para eventual comprovação.

A Aposentadoria por Idade do Trabalhador Rural deverá ser agendado.

Neste momento, é possível enviar seus documentos digitalizados. Recomenda-se o seguinte padrão de digitalização para agilizar a análise da sua solicitação: formato PDF, colorido 24 bits e qualidade 150 DPI em um arquivo único. Cada arquivo não poderá exceder 5 MB e a soma dos tamanhos dos arquivos anexados não podem exceder 50 MB.

Os documentos devem ser digitalizados na seguinte sequência:

  1. Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
  2. Documentos pessoais do interessado com foto;
  3. Documentos referentes às relações previdenciárias (exemplo: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês, formulários de atividade especial, documentação rural, etc.); e
  4. Outros documentos que o cidadão queira adicionar (exemplo: simulação de tempo de contribuição, petições, etc.).

Aposentadoria por Tempo de Contribuição – MEU INSS

Benefício devido ao cidadão que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher.

Neste momento, é possível enviar seus documentos digitalizados. Recomenda-se o seguinte padrão de digitalização para agilizar a análise da sua solicitação: formato PDF, colorido 24 bits e qualidade 150 DPI em um arquivo único. Cada arquivo não poderá exceder 5 MB e a soma dos tamanhos dos arquivos anexados não podem exceder 50 MB.

Os documentos devem ser digitalizados na seguinte sequência:

  1. Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
  2. Documentos pessoais do interessado com foto;
  3. Documentos referentes às relações previdenciárias (exemplo: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês, formulários de atividade especial, documentação rural, etc.);
  4. Outros documentos que o cidadão queira adicionar (exemplo: simulação de tempo de contribuição, petições, etc).

É necessário levar os originais dos documentos digitalizados no dia e hora marcados.

Lembrando que é preciso estar ciente da solicitação e que a mesma deve ser feita somente com a intenção de comparecimento e prestação de contas. Inclusive agendamentos fictícios podem caber responsabilização civil, penal e administrativa nos termos da lei.

Solicitando a aposentadoria

Após verificar que todos os dados e condições estão certos, clique em “Selecionar”.

O sistema irá chegar e cruzar algumas informações, então você poderá passar para a etapa de agendamento. Clique em “Avançar”.

Insira os dados solicitados pelo MEU INSS para iniciar o agendamento. Estes dados são:

  • Número de celular;
  • Telefone fixo;
  • E email.

Então clique novamente em “Avançar”.

Na próxima página será exibido todas as agências mais próximas de sua residência, para o comparecimento pessoal. Selecione a que mais for do seu agrado e clique em “Avançar”.

Então será exibida uma página com todos os dados da solicitação. Leia atentamente e role a página até o final e selecione a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima”. Clique em “Confirmar”.

Então na próxima página será exibido a confirmação do seu requerimento, onde será possível gerar um comprovante com os dados do protocolo de requerimento, requerente, agência onde será realizada a avaliação e o prazo de resposta para o requerimento.

Após isso, é possível acompanhar o andamento de sua solicitação através do menu “Agendamentos / Requerimentos”.

Telefone do INSS

Se ainda lhe restam dúvidas, entre em contato com o INSS através do telefone:

 

  • 135

 

 

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *