Menu

Como o novo fator pprevidenciário da Aposentadoria pode afetar sua vida

De que forma que a decisão da presidente Dilma sobre a previdência afeta a sua vida? Criamos este artigo para tratar um pouco sobre o novo fator previdenciário e como ele pode alterar sua vida na busca pela aposentadoria.

A presidente Dilma Rousseff vetou uma mudança na previdência dia 18 de junho de 2015. Essa mudança tem mudanças diretas na aposentadoria do trabalhador brasileiro. Veja quais são as 5 respostas que te ajudará a entender o que mudou.

fator-previdenciario-aposentadoria

O que é Fator Previdenciário?

Fator Previdenciário foi criado para desestimular as aposentadorias precoces. O fator previdenciário leva em com sua idade, a expectativa de vida do contribuinte e o tempo de serviço. Foi criado no governo do FHC.

Qual o problema com ele?

É uma reivindicação na história dos movimentos sindicais o fim do fator previdenciário. Isso porque esse dispositivo tem reflexo direto no valor do beneficio que é pago a quem se aposenta por tempo de serviço, prejudicando o trabalhador que começou a contribuir cedo com a previdência.

Qual é a proposta do Congresso?

A proposta do congresso modifica o sistema e substitui o sistema chamado 85/95, mas gradativamente eleva o mecanismo, podendo chegar até 95/100. O que motivou essa mudança, foi o aumento da expectativa de vida da população brasileira.

O que diz a presidente?

A presidente diz que a formula 85/95 pode prejudicar a Previdência Social e propõe uma alternativa ao texto. Sua nova proposta é elevar gradativamente o mecanismo até chegar 95/100. O motivo para a mudança é o aumento da expectativa de vida da população, com isso, evitaria problemas futuros para Previdência Social.

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *