Menu

Carteira de Trabalho Digital -Trabalhador pode consultar informações no celular.

Como novo aplicativo do Governo, Cidadão poderá consultar informações da CTPS a qualquer momento

carteira de trabalho digital

O trabalhador brasileiro agora terá acesso a carteira de trabalho digital. Através de um novo programa lançado pelo Governo Federal, o cidadão que possui contrato de trabalho e vínculo empregatício, poderá ter acesso a todas as suas informações da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), por meio de aplicativo instalado no celular.

Além de do serviço da Carteira Digital para o trabalhador, o Governo Federal lançou também outros serviços digitais, como o agendamento de seguro de desemprego pela internet e a criação de um portal online que irá oferecer cursos de diversas áreas para o trabalhador, chamado a Escola do Trabalhador.

Com a criação dos projetos, o Governo pretende agilizar o acesso às informações do trabalhador, bem como modernizar vários processos referentes a contratos de trabalho, consulta de tempo de contribuição, consulta de qualificação profissional  e outras informações que antes só eram encontradas na carteira de papel comum.

Como criar sua carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho digital terá a mesma função da atual, porém com mais informações e detalhes. O trabalhador que deseja criar sua versão digital da carteira de trabalho, deverá baixar o aplicativo oficial do Governo, que está disponível nas lojas da Apple e Google, para sistemas operacionais Android de iOS.

Com acesso a internet em seu smartphone, abra o aplicativo de loja e faça uma busca por “Carteira de Trabalho Digital” no campo de pesquisa. Depois de encontrada a versão oficial, mostrada na imagem abaixo, confirma sua solicitação e faça o download do aplicativo.

aplicativo carteira digital

Depois de baixar o programa e concluir sua instalação, execute o aplicativo e escolha uma das opções entre: Entrar, Solicitar 1ª via, Solicitar 2ª via, Perguntas Frequentes. Para os trabalhadores que já possuem cadastro no sistema do Sine Fácil ou no site cidadão.br, o acesso é feito apenas informando o usuário e senha de cadastro.

Se você ainda não possui cadastro em nenhum dos sites, será necessário clicar em “Primeiro Acesso no cidadão.br” ou em “Cadastre-se. Todo trabalhador deve efetuar seu cadastro no portal do Cidadão.br, pois ele é uma forma de acesso único a serviços, informações e sistemas do Governo Brasileiro. Depois de cadastrado, será possível consultar várias informações sobre o perfil do trabalhador, com consulta de benefícios, extrato do INSS, extrato de pagamentos, dentre outros.

É importante destacar, que a versão da Carteira digital não substitui a atual carteira de trabalho impressa – CTPS, somente serve como uma extensão de informações e serviços para o trabalhador e empregador.

CTPS WEB

Aqueles que preferirem não instalar o aplicativo, poderão realizar o cadastro também pelo computador, através do endereço https://solicitacaoctpsbeta.mte.gov.br/inter/ctps-precadastro/main.seam. Na página, será necessário informar o número do CPF, Nome completo, Nome da Mãe, Data de Nascimento e código de segurança. Em seguida, basta validar os dados para confirmar.

Vantagens da CTPS Digital

O trabalhador que instalar o aplicativo da carteira de trabalho digital em seu celular, pode ter várias vantagens. Além de ter o acesso a consulta de informações sobre seu tempo de trabalho durante todos os anos, a qualquer momento, facilitará também novos cadastros e contratos de trabalho de forma simples, tudo de maneira digital.

O cidadão terá acesso não somente ao contrato de trabalhado atual, mas também a vária informações anteriores de toda sua história profissional, durante todos os anos de carreira como empregado.

Com a informatização dos processos, será possível consultas específicas através do sistema do Emprega Brasil, unificando os dados de todos os trabalhadores, facilitando futuras pesquisas, campanhas e mudanças no setor.

Carteira de Trabalho Digital -Trabalhador pode consultar informações no celular.
5 (100%) 1 vote
Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *