Menu

Cartão de Estacionamento do Idoso: Como fazer o agendamento

A partir desta semana a emissão do cartão de estacionamento do idoso deverá começar a ser feita somente pela internet. Somente após um agendamento online, feito no site da MT (Secretaria de Mobilidade e Transportes) da Prefeitura de São Paulo, é que o idoso poderá ser atendido nos postos de atendimento e assim, emitir seu cartão do idoso.

A medida da criação do agendamento pela internet, foi uma iniciativa da prefeitura de São Paulo, com o objetivo de diminuir as enormes filas nos postos de atendimento da DSV na cidade e da demora para emissão do cartão de estacionamento.

A apresentação do documento passa a ser obrigatória para idosos ou deficientes que forem deixar seus veículos em estacionamentos privados, como shoppings e supermercados. Com o agendamento do cartão do idoso pela internet, a prefeitura esperar triplicar o número de documentos gerados somente no último trimestre deste ano.

cartão do idoso

O que é o Cartão do Idoso

O cartão do idoso é um documento que garante a pessoas com idade superior ou igual a 60 anos, estacionamento gratuito em vias, logradouros públicos e em estacionamentos privados de uso coletivo.

Como fazer o agendamento do cartão do idoso

Para agendar seu atendimento online, é preciso acessar o site da Prefeitura neste link. Na página da Secretaria Municipal de Transportes será necessário um cadastro no Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), para criar o agendamento, confira o passo a passo:

  • Já no site, clique em Acessar SUAE – Sistema Unificado de Autorizações Especiais, no fim da página
  • Informe o código de segurança mostrado na imagem para acessar o sistema, caso não consiga identificar as letras clique para ouvir.
  • No primeiro acesso, será necessário o cadastro antes de logar. Para isso, clique em Cadastro de pessoa física ou jurídica
  • Na página seguinte, informe os dados de cadastro: Data de inclusão, CPF, RG, Órgão Emissor, Data de Expedição e Data de Nascimento
  • Avance para o próximo passo, onde será necessário preencher os dados de nome e endereço completo.
  • Na parte inferior do formulário de cadastro, informe sua senha de acesso e clique em salvar
  • Caso os dados estejam corretos, seu cadastro será finalizado com sucesso e já poderá gerar o requerimento de atendimento.

Faça a impressão deste documento, preencha os dados e anexe junto seus documentos pessoais, que deverão ser levados no dia do atendimento. Será preciso também levar comprovantes de endereço do requerente.

Em caso de deficientes físicos, será necessário apresentar os seguintes documentos do representante legal:

  1. Documento de identidade oficial válido com foto, assinatura e CPF. (Ex: RG, CNH, etc.)
  2. Comprovação da representação legal do requerente (Ex: procuração, tutela ou curatela)

Agendamento online

Para evitar filas, faça o agendamento de seu atendimento pelo site agendamentodsv.prodam.sp.gov.br. Na página, clique em agendar atendimento e preencha os dados pessoais. Este procedimento permite o agendamento prévio, evitando assim grande filas nos postos de atendimento. Caso contrário, deverá enviar o requerimento via correio para a Caixa Postal 11400 – CEP 05422/970.

Depois do envio do requerimento pelo correio, não será necessário comparecer pessoalmente nos postos de atendimemnto da DSV, basta aguardar na residência até que fique pronto o documento.

Postos de atendimento:

  • DSV. R. Sumidouro, 740, Pinheiros.
  • Pref.Reg.Santana/Tucuruvi. Av. Tucuruvi, 808, Tucuruvi.
  • Pref.Reg.Aricanduva. R. Atucuri, 699, Vila Carrão.
  • Pref.Reg.Pinheiros. Av. Nações Unidas, 7123, Pinheiros.
  • Pref.Reg.Ipiranga. R. Lino Coutinho, 444, Ipiranga.
  • DTP (Departamento de Transportes Públicos). R. Joaquim Carlos, 655, Pari.
Cartão de Estacionamento do Idoso: Como fazer o agendamento
Deixe sua avaliação
Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *