Menu

Calendário de Saque do FGTS: Confira as datas dos pagamentos

Foi divulgado de forma oficial o calendário dos saques das contas inativas do FGTS – Fundo de Garantia. Conforme previsto, o Governo Federal anunciou nesta terça-feira (14/02) a tabela com as datas dos pagamentos. Para orientar os cidadãos que tem direito ao benefício, a Caixa Econômica Federal irá abrir um canal de consultas online e também nas agências.

Conforme o cronograma divulgado por meio de discurso de Michel Temer, os saques dos fundos começam a partir de 10 de março de 2017, para os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Estima-se que mais de 30 milhões de trabalhadores serão contemplados com a medida e que mais de R$ 43 bilhões estão depositados em 49 milhões de contas inativas do FGTS.

Calendário de pagamentos do FGTS

De acordo o calendário do fgts divulgado, os pagamentos serão feitos com base no mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos começam em março e seguem até dia 14 de julho de 2017, para os cidadãos que nasceram em dezembro.

Confira o calendário e veja quando seu saque estará disponível:

calendario-fgts-inativo

Conforme se observa acima, nascidos em janeiro e fevereiro recebem os pagamentos a partir de 10/03. Os nascidos em março, abri e maio, recebem a partir de 10/04. Os nascidos nos meses em junho, julho e agosto, recebem a partir de 12/05. Os que nasceram em setembro, outubro e novembro, recebem a partir de e 16/06. E finalmente os últimos a receberem os pagamentos das contas inativas do FGTS são os que nasceram em dezembro, a partir do dia 14.

Contas Inativas

As contas inativas do FGTS quem podem ser sacadas são as que tiveram vínculo de trabalho encerrado até dia 31 de dezembro de 2015. Um único trabalhador pode ter várias contas inativas, se todas elas tiveram seus contratos de trabalho encerrados antes desta data, poderão ser sacadas normalmente.

Se o trabalhador pediu demissão ou foi demitido sem justa causa depois desse período, este não terá direito a sacar o dinheiro do fundo de garantia. Para os trabalhadores que possuem valor até R$3 mil de saldo FGTS, a Caixa Econômica irá orientar ao trabalhador fazer o cartão cidadão. Com o cartão cidadão, o trabalhador pode retirar seu dinheiro diretamente no terminal de auto atendimento da Caixa.

Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa, irão receber os pagamentos diretamente por transferência bancária, sem necessidade de se dirigir até as agências ou terminais.

Consulta do saldo do FGTS

Com a divulgação do calendário de saques e grande procura na internet, a Caixa lançou um portal específico para informações sobre as contas inativas. Na página, é possível ter acesso ao saldo do FGTS digitando apenas o número do CPF ou NIS – Número de Identificação Social e data de nascimento.

Como consultar:

  1. Acesse a página de consulta e digite seu CPF, NIS e Data de nascimento. Caso tenha saldo, será necessário passar por uma autenticação para seguir para os próximos passos. Caso não tenha saldo, será exibida a mensagem: “Para esse CPF não foram encontradas contas inativas habilitadas para saque pela MP 763/16. Informe seu NIS/PIS/PASEP.”
  2. Faça a autenticação de senha
  3. Receba notificações pelo celular

Consulte suas contas inativas abrangidas pela MP 763/16 e saiba como sacar os valores. Veja aqui.

Calendário de Saque do FGTS: Confira as datas dos pagamentos
Deixe sua avaliação
Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *