Menu

Aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres: Esta é a proposta da Reforma da Previdência

Governo definiu proposta da Reforma da Previdência

rogerio marinho reforma previdencia aposentadoria

Rogério Marinho: secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia

Já está definida a idade de aposentadoria proposta pelo Governo na Reforma da Previdência, será de 65 anos para homens e 62 para mulheres. A transição proposta para o novo modelo será de 12 anos. A informação final foi confirmada na tarde desta quinta-feira (14), pelo secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

“Hoje o presidente diante das informações que recebeu tomou a decisão final. O texto está pronto”, disse Rogério.

A proposta de Reforma da Previdência Social deverá ser assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na próxima semana, e deverá ser enviada para processo de aprovação no Congresso Nacional. Para aprovação da proposta, é preciso que a reforma apresente o mínimo de 308 votos de 513 deputados.

“O presidente defendia 65 e 60 anos e uma transição bem mais longa. O presidente tem sensibilidade, entendeu as condições da economia, fez a distinção do gênero. Acha importante que a mulher se aposente com menos tempo de contribuição e trabalho do que o homem. Nós conseguimos encurtar 1 pouco essa questão da transição”, afirmou o secretário.

Regras atuais da aposentadoria

Nas atuais regras de aposentadoria pelo INSS, o segurado pode ser aposentar tanto por tempo de contribuição, ou pela idade, desde que tenha um mínimo de pagamentos à Previdência.

Para se aposentar por idade, homens devem ter 65 anos e o mínimo de 15 anos de contribuição. Já as mulheres podem ser aposentar com 60 anos e o mesmo tempo de contruibição.

Já pelo tempo de contribuição, o homem pode se aposentar com qualquer idade, desde que tenha contribuído por 35 anos com o INSS. Para as mulheres, o tempo é de 30 anos. Esta modalidade de aposentadoria deverá ser extinta caso a reforma da previdência seja aprovada na Câmara e Senado.

Outra fórmula criada é 85/95, que atualmente funciona como 86/96. Nesta opção, homens devem alcançar 96 pontos, somados tempo de contribuição e idade. Já as mulheres, precisam de 86 pontos, somando idade e contribuição previdenciária.

Nas situações de trabalhadores da zona rural, o tempo de contribuição mínimo é de 15 anos. Já a idade exigida para homens se aposentarem é de 55 anos, e 60 para mulhere

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *