Menu

Veto de Dilma ao novo cálculo da Aposentadoria e proposta de nova fórmula

A presidente Dilma Rousseff publicou nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União uma nova MP, que edita a fórmula 85/95 aprovado aprovada no Congresso Nacional. A proposta feita pelos parlamentares seria para dar um quase fim ao fator previdenciário, existente desde 1999, para criar um novo cálculo que permita a aposentadoria somando-se o tempo de contribuição e a idade do homem ou mulher.

A proposta de flexibilização do fator previdenciário no entanto foi vetada pela presidente Dilma, que alterou o texto com a Medida Provisória 676 criando uma alternativa que acrescenta uma fórmula progressiva no cálculo.

Fórmula progressiva da Aposentadoria

A Medida Provisória com a nova regra para cálculo, foi apresentada pela chefe do Executivo. Ela propõe que seja adicionado cinco pontos no cálculo de forma progressiva até o ano de 2022. Esta mudança, seria para prevenir o rombo da Previdência no futuro, que poderia ter que arcar com grande porcentagem do PIB par garantir a aposentadoria.

formula-progressiva-aposentadoria-inss

A fórmula progressiva foi baseada com base na expectativa de vida da população. A partir de 2022 a fórmula 85/95 passaria a funcionar como 90/100, ou seja, a partir deste ano para conseguir se aposentar por tempo de contribuição, o trabalhador homem teria que alcançar 100 pontos, somando contribuição e idade e, a mulher 90 pontos.

Criamos um artigo completo que explica e dá exemplos sobre o nova fórmula progressiva, que irá ser acrescentada ao novo cálculo da aposentadoria, confira abaixo:

Compartilhe no Facebook
One Comment
  1. Ritania setembro 13, 2015

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Aposentadoria
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais