Menu

Vantagens da Aposentadoria por Invalidez do INSS

O trabalhador que consegue se aposentar por invalidez pelo INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social, tem algumas vantagens em relação aos demais. Além de não ser afetado pelo fator previdenciário, podendo assim receber 100% de seu salário de benefício, caso o trabalhador aposentado possua imóvel financiado, o mesmo poderá quitar sua dívida se a incapacidade for considerada permanente.

Quem está afastado pelo INSS recebendo auxílio doença a mais de dois anos, pode ter sua aposentadoria por invalidez decretada pelo INSS. Caso  a perícia médica do INSS comprove a incapacidade permanente de voltar ao trabalho, o segurado poderá ter direito ao benefício.

O benefício por invalidez é concedido aos segurados que sofreram acidente ou desenvolveram doença que incapacite exercer qualquer atividade trabalhista. Saiba mais sobre a aposentadoria por invalidez.

vantagens-aposentadoria-invalidez]

Salário 100% de benefício

Conforme foi explicado acima, os trabalhadores que são concedido com benefício por incapacidade, não sofrem redução do fator previdenciário. Este fator, diminui o valor do salário da aposentadoria, quando o segurado não completa o tempo mínimo de contribuição exigido pela lei. Saiba mais aqui.

Desta forma, o valor do benefício será 100% da média salarial do segurado. A média do valor de benefício é calculada com os 80% maiores salários de contribuição feitos pelo segurado durante seu período de trabalho, desde junho de 1994.

Quitação do imóvel financiado

Os segurado que contratam financiamento habitacional, podem quitar seu débito com a financeira. No contrato do financiamento, consta que caso que o trabalhador se aposente por invalidez, terá direito a quitação da dívida.

Se o financiamento estiver no nome de duas pessoas, e somente uma delas se aposentar, uma parte da dívida é quitada.

Benefício Permanente após os 60 anos

O segurado aposentado por invalidez, será submetido a uma nova perícia do INSS após 2 anos de ter seu benefício concedido. Caso a perícia comprove que o trabalhador tem condições de voltar a exercer atividade trabalhista, o benefício será cancelado.

Salvos os casos em que o beneficiário tem mais de 60 anos de idade, nestas situações o benefício fica de forma permanente, não podendo ser cancelado ou alterado de alguma forma.

Adicional de 25% para auxílio na aposentadoria

O aposentado pode conseguir ainda 25% de bônus em sua aposentadoria, caso comprove que precisa de ajuda para exercer atividades e tarefas diárias, por conta de sua incapacidade. Para conseguir o adicional, será preciso comprovar a incapacidade e dependência de um cuidador ou familiar. Todo o processo também deve passar por uma avaliação da perícia médica do INSS. O bônus é calculado em cima do valor recebido pelo segurado.

Para conseguir o benefício por invalidez, é necessário cumprir a qualidade de segurado, tendo ao menos 12 contribuições à Previdência Social.

Saiba como calcular o tempo que falta para sua aposentadoria.

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Aposentadoria
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais