Menu

Proposta de Reforma planeja unificar idade para aposentadorias de homem e mulher

Na proposta de reforma da Previdência que o Governo está elaborando para os próximos anos, prevê que sejam unificadas os prazos para aposentadoria por idade de homens e mulheres. Atualmente, com a nova regra aprovada no ano passado, fica valendo a regra 85/95, que para mulheres somando o tempo de contribuição mais idade tem como meta o número 85. Já para os homens, o número mágico atual para aposentadoria é 95, somando tempo de contribuição e idade do homem contribuinte.

Nova proposta de Aposentadoria

Com a nova proposta, homens e mulheres teriam uma mesma idade mínima para aposentadoria do INSS. Além da unificação das idades tanto para trabalhadores sob o regime do INSS quanto para servidores públicos, que pela regra atual continua sendo de 55 anos para mulheres e 60 para homens, o governo estuda também aumentar o limite de idade para aposentadoria.

Leia sobre a Carência para Aposentadoria

aposentadoria-idade-homem-mulher

Tempo para valer a regra

Se aprovada a regra de unificação de idade para aposentadoria de homens e mulheres, ela só valeria para trabalhadores que não estão próximo de aposentar, somente para novos trabalhadores e os que já estão em atividade no mercado.

Confira a tabela do INSS de 2016

A ideia do Governo é completar a mudança ao longo de 20-30 anos. Na média mundial, o Brasil tem número baixo para aposentadoria por idade, já entre os países da OCDE, somente a Suíça ainda possui diferença de idade entre homens e mulheres.

A proposta de nova regra será discutida no Fórum formado por trabalhadores e Empresários. A proposta é defendida pelo Ministro Nelson Barbosa e Setores da Previdência.

Veja também: Quanto dinheiro poupar para uma boa aposentadoria?

Cálculo de Aposentadoria por idade

De acordo com a nova fórmula progressiva, mulheres tem direito a aposentar se atingirem a pontuação 85, somando idade e contribuição. Homens precisam atingir 95 pontos.

Mas a regra é progressiva, aumentando um ponto até 2016, chegando a regra 90/100. Portanto para efetuar o cálculo é necessário saber em qual ano você poderá aposentar. Faça aqui o cálculo e saiba em que ano poderá aposentar por idade.

Compartilhe no Facebook
No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aposentadoria e Previdência
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais