Menu

Nova tabela do Fator Previdenciário para Aposentadoria do INSS: ano 2016/2017

Os segurados da Previdência que forem se aposentar por tempo de contribuição pelo INSS, já podem verificar a nova tabela do fator previdenciário. O valor foi divulgado esta semana pelo IBGE e poderá ser usado para reduzir o valor recebido de salário de benefício, em até 40%.

O fator previdenciário é calculado com base na Tabela de Mortalidade do brasileiro no ano anterior. O IBGE – Institudo Brasileiro de Geografia e estatística informou que a expectativa de vida do cidadão brasileiro no período ficou em 75,5 anos de idade. A nova tabela tem validade até 30 de novembro de 2017.

O aumento da taxa em 2016 foi de três meses e 14 dias em relação ao último levantamento do IBGE. Com o aumento da expectativa de vida, aumenta-se também o tempo que o trabalhador precisa trabalhar para conseguir se aposentar por tempo de recolhimento ao INSS, sem que haja desconto em seu benefício. Em média, o cidadão deverá trabalhar 55 dias a mais para não ser afetado pelo fator de redução previdenciária.

tabela-fator-previdencia-2016

Aposentadoria por Contribuição ao INSS

Para se aposentar por tempo de contribuição, o trabalhador dever um tempo mínimo de recolhimento, que varia de homens para mulheres. Para mulheres, o tempo exigido é de 30 anos de recolhimento, já para os homens, a exigência é de 35 anos de contribuição. Em ambos os casos, não é exigido ainda idade mínima para aposentadoria. Mas isto deve mudar com a reforma da previdência, anunciada pelo atual governo para início de 2017.

Saiba mais sobre aposentadoria por tempo de contribuição.

Cálculo do Fator Previdenciário

Para se aplicar o fator de redução nas aposentadorias por tempo de contribuição, o INSS calcula a média dos 80% maiores salários de contribuição do segurado, desde julho de 1994. Depois de conseguir o valor, aplica-se o fator, que leva em consideração a idade e tempo de recolhimento do cidadão.

Quando o segurado possui pouca idade o desconto do fator é maior, podendo reduzir significamente o salário de benefício. Já para aqueles que possuem mais idade e mais tempo de pagamento ao INSS, o fator pode aumentar o benefício, tornado-se vantajoso.

Outra forma de não sofrer com o desconto na aposentadoria, é utilizando a fórmula 85/95. Saiba mais.

Tabela do Fator Previdenciário para aposentadoria

A tabela completa com todos os valores de referência para cada idade de aposentadoria, pode ser verificada neste link no site da Previdência. Para fazer o cálculo, basta verificar na tabela sua idade e verificar na coluna o tempo de contribuição. Desta forma, terá seu valor de fator previdenciário.

Para um homem de 50 anos de idade com tempo de contribuição de 35 anos, o fator é de 0,578. Supondo-se que sua média salarial é de R$2.500, seu valor de benefício para aposentadoria será de R$1445. Confira o cálculo abaixo:

2.500 x 0,578 = 1445,00

Compartilhe no Facebook
2 Comments
  1. Paulo r. Procópio janeiro 11, 2017

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Aposentadoria
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais