Menu

Senadora critica proposta de equiparação de aposentadorias entre homens e mulheres.

Vanessa Grazziotin do PCdoB é contra uma reforma no momento e afirma se posicionar.

 

O mês de Fevereiro está pegando fogo no Plenário! O assunto do último dia 19 que provocou e promoveu um debate foi o de aposentadorias e seus prazos. A senadora Vanessa Grazziotin do PCdoB do Amazonas foi enfática e criticou a possibilidade de igualar a idade de aposentadoria entre homens e mulheres. Essa proposta foi discutida na reforma de Previdência do Governo.

Só para lembrar, atualmente homens e mulheres se aposentam com idades diferenciadas. Uma nova regra de cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição foi estabelecida pela Lei 13.183 e esse cálculo leva em consideração o número de pontos alcançados somando a idade e o tempo de contribuição do segurado, de forma que mulheres tenham que atingir 85 pontos e homens 95. Além dessa pontuação, é necessário o tempo de 15 anos de contribuição (180 meses).

A senadora se pronunciou contra essa discussão com argumentos de que nesse momento não deve ser trabalhada uma reforma da previdência e caso o debate aconteça, terá sua opinião no momento. Essa proposta pode ou não ir para o Congresso, cabendo a decisão ao Governo.

senadora-vanessa-aposentadoria

Mesma idade para Aposentadoria

Dessa forma com o posicionamento contrário, Vanessa comenta que uma cartilha com motivos pelos quais as mulheres não têm que se aposentar nas mesmas idades que os homens, será lançada para dar mais propriedade a sua fala e na decisão do Congresso. Para a Senadora, outros assuntos têm maior caráter de urgência e discussão e esse tema seria um fator que abalaria em vez de ajudar o país em momentos de crise em diversos setores e na economia do país.

Em outra fala a Senadora justifica seu posicionamento afirmando que as mulheres têm o desejo, até como afirmação de um mesmo período de aposentadoria, mas isso se os salários fossem iguais e se a jornada de trabalho das mulheres também fosse similar.

A Tv Senado apresenta um canal no you tube e disponibilizou a fala da Senadora sobre a ideia de equiparar idades de aposentadoria entre homens e mulheres. Confira abaixo:

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *