Menu

Quem tem Direito a Aposentadoria Proporcional

Já explicamos aqui no blog em outro artigo, as informações necessários que você precisa saber sobre a Aposentadoria Proporcional do INSS. Neste artigo, vamos abordar detalhes e informações, sobre quem tem direito a dar entrada neste tipo de aposentadoria. Fique atento aos requisitos para homens e mulheres e também a outros detalhes importantes, antes de procurar um advogado ou a Previdência.

Para ter direito a aposentadoria proporcional, além de ter começado a trabalhar antes de dezembro de 1998, os homens precisam completar 30 anos de tempo de contribuição e ter, no mínimo, 53 anos de idade. Já as mulheres precisam de 25 anos de tempo de contribuição e ter, pelo menos, 48 anos de idade.

No entanto, o menor tempo de contribuição acaba gerando perdas no benefício da aposentadoria do INSS, uma das principais é a do chamado pedágio. Com ele, se um trabalhador que em 1998 não teve o tempo de 30 anos de contribuição completado, tem 40% de tempo a acrescido a cada ano que ainda falta.

direito-aposentadoria-proporcional

Idade e tempo de contribuição para a Aposentadoria Proporcional

Por exemplo, para os homens: se em 1998 ainda faltassem 10 anos para que chegasse o tempo de contribuição exigido (30 anos) seriam acrescidos 40% a mais sobre esse tempo (cerca de 4 anos), o que exigiria que o trabalhador ainda contribuísse por mais 14 anos para receber o benefício proporcional. Isso resultaria em 34 anos de contribuição, apenas um ano a menos que o tempo exigido para receber o benefício integral. Por cada um desses anos acrescidos ainda é recolhido 6% do valor do benefício. Vale ressaltar que a aposentadoria proporcional equivale a uma média de 70% do benefício total da aposentadoria.

Compartilhe no Facebook
No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aposentadoria e Previdência
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais