Menu

Quem pode pedir a aposentadoria pela nova regra

Estamos nos aproximando do início de 2017 e ao que tudo indica, teremos mesmo mudanças na Previdência Social do Brasil. A reforma proposta por Temer tem o objetivo de salvar a aposentadoria futura. Devido a queda no número de contribuintes e do aumento da expectativa de vida do cidadão, a longo prazo a Previdência e o INSS podem vir a falência.

Mas enquanto a tão falada reforma não chega, as regas atuais de aposentadoria por tempo de contribuição continuam valendo normalmente. A atual fórmula 85/95, garante a aposentadoria integral para mulheres que atingirem 85 pontos, somando idade mais tempos de contribuição. Já para homens, o número é de 95 pontos.

É possível ainda se aposentar sem atingir a pontuação exigida pela nova regra, mas é preciso que se tenha ao menos 30 anos de contribuição para mulheres e 35 para homens. A desvantagem é que neste modelo de aposentadoria, aplica-se o fator previdenciário, que diminui o valor do salário de benefício do segurado que decidir se aposentar sem cumprir a pontuação exigida.

posso-aposentar

Saiba se você tem direito a se aposentar por tempo de contribuição

Com o projeto pronto para a reforma da Previdência, aqueles que estão perto da aposentadoria, podem ir fazendo as contas para verificar se já não tem direito de fazer o pedido pela fórmula 85/95, que garante o recebimento do máximo de benefício.

O cálculo do valor do salário da aposentadoria, é feito com base na média salarial, calculando-se os 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994.

Os segurados que já chegaram na pontuação exigida pela regra, já podem fazer o pedido de aposentadoria. Quem ainda não chegou, pode ser uma boa ideia garantir o benefício mesmo sofrendo redução do fator previdenciário. Mas é sempre bom fazer as contas antes, o fator pode diminuir em muito o salário.

  • Mulheres que possuem tempo de contribuição entre 30 e 35 anos, com idade entre 50 e 59 anos e, homens com tempo de contribuição entre 35 e 40 anos, com idade entre 55 e 64 anos, são os segurados que já podem fazer as contas para se aposentar pela regra 85/95.

Como verificar o tempo de contribuição

O segurado que tem dúvidas sobre qual tempo já contribuição para o INSS, pode ir até uma agência da Previdência e consultar seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Este documento é utilizado pelo INSS para calcular o valor da aposentadoria e verificar se informações de salário e contribuições estão corretas na conta do cidadão.

Outra maneira de consultar as contribuições, é acessando o site da previdência. Veja aqui como fazer. O CNIS consta também todos os vínculos de trabalho do segurado. Caso não tenha algum período no documento, será preciso incluir tempo de contribuição.

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aposentadoria e Previdência
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais