Menu

Possíveis mudanças nas regras da aposentadoria com o novo governo.

Em meio à transição de Governantes no país, o que se vê é um horizonte de muitas possibilidades de mudanças. Muito se tem discutido sobre o que o Governo de Michel Temer (PMDB) tem pensado para reorganizar as contas e os cofres públicos brasileiros. Dentre as grandes preocupações está a questão relativa à reforma previdenciária para determinar as novas regras da aposentadoria e assim conter o rombo previdenciário – que, segundo estudos, já ultrapassa os R$ 700 bilhões de reais.

Para muitos pesquisadores, o assunto é delicado porque mexe com os trabalhares na ativa e os que estão próximos do período de se aposentar. O que é fato entre os discursos dos atuais líderes do Governo é que a melhor saída para conter o rombo previdenciário seja a de aumento e fixação de uma idade mínima. De acordo com a ideia inicial do Presidente Interino, os trabalhadores só poderiam aposentar-se após dos 65 anos de idade, para homens, e 63 anos, para as mulheres.

Saiba quais são os direitos dos aposentados

No entanto, essa ideia não tem cativado o parlamento brasileiro, que enxerga nisso um problema que afetará a grande massa de trabalhadores que poderão voltar-se contra os parlamentares. Tanto não está sendo bem aceita a ideia que os líderes de outros partidos seguem sem um posicionamento claro a respeito dessa proposta.

mudanca-aposentadoria

Proposta Atual

Vale ressaltar que nas regras atuais, homens e mulheres podem se aposentar com dez anos a menos que o previsto para essa proposta, o que a torna de difícil aceitação entre a sociedade trabalhadora e o parlamento. No entanto, Michel Temer e sua equipe econômica apostam numa transição de cunho suave para que não seja sentida tão drasticamente essas mudanças.

Como pagar os atrasados à Previdência

Há também uma segunda proposta, semelhante ao modelo 85/95 adotado pelo Governo Federal, no período de Dilma Rousseff como presidenta. No entanto, a soma da idade mais tempo de serviço subiria para 90/100. De acordo com esse novo sistema de pontuação, a somatória da idade mais tempo de serviço aumentaria para homens e mulheres em mais cinco anos. Lembrando que ao longo dos estudos pelo IBGE sobre a expectativa de vida dos brasileiros gerariam resultados que, posteriormente, ajustassem os valores dessa somatória, a medida que a expectativa de vida do brasileiro for aumentando.

Idade Mínima para Aposentadoria

Já há, atualmente, discussões sendo ventiladas pela mídia brasileira que o Plano A, ou seja, o de aumentar e fixar uma idade mínima para aposentadoria não fora de todo abandonado pelo Governo de Michel Temer e que se discute até um aumento dessa idade para 70 anos e não mais para 65, como dito anteriormente.

Saiba como funciona a aposentadoria por idade

De certo, até o presente momento, é que o economista Fábio Giambiagi segue montando um esquema de transição do sistema previdenciário que consiga conter o rombo e, ao mesmo tempo, não seja tão duramente sentido pelos trabalhadores. Os impasses políticos, de acordo com ele, são também grandes obstáculos para a apresentação de um projeto de reforma que agrade parlamento e sociedade em geral. Nos resta aguardar e ver que atitudes serão tomadas.

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *