Menu

Novo Cálculo da Aposentadoria: Entenda o que mudou com a nova Fórmula

Esta semana está surgindo por todos os lados em jornais e na internet, as notícias sobre as mudanças no processo de Aposentadoria do Brasil. Devido ao alto volume de informações sobre o assunto, muitas pessoas ainda estão sem entender o que realmente irá mudar na fórmula da aposentadoria, e o que permaneceu como antes. Pensando nisso, iremos criar uma série de artigos que irão explicar todas mudanças que irão acontecer no novo cálculo da aposentadoria para homens e mulheres, confira abaixo.

Novo Proposta e Fórmula da Aposentadoria

Tudo começou com a proposta do Governo de um novo um novo cálculo da aposentadoria, que levaria em conta o fator 85/95, que permite que se consiga a se aposentar por tempo de contribuição (leia mais) somando-se com a idade.

A proposta no entanto havia sido vetada pela presidente Dilma na última semana. Porém na tarde de ontem fez uma alteração na Medida Provisória, que mantém o cálculo proposto porém adiciona uma fórmula progressiva que vai até o ano de 2022. A medida foi publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União. Entenda mais abaixo.

O novo cálculo funciona com uma fórmula progressiva e já começa a valer a partir desta quinta-feira (18/06). A nova fórmula irá levar em consideração a soma do tempo de contribuição e idade do homem e da mulher.

A mudança feita pela presidente Dilma Rousseff, foi que o o novo cálculo irá se manter conforme proposto, porém irá sofrer alteração em relação aos pontos adicionais para aposentadoria a partir de 2017. No ano de 2017, o valor da soma para o cálculo subirá um ponto para homens e mulheres. Em 2019 se soma outro ponto e a partir daí sobe um ponto até chegar a 90/100 em 2022, acrescentando assim cinco pontos no ano.

Como funciona o novo Cálculo da Aposentadoria

A imagem abaixo mostra como irá funcionar o novo cálculo para se poder se aposentar. A soma das idades e tempo de contribuição do homem e da mulher, devem chegar aos valores de 95 e 85 respectivamente, até o ano de 2017. A partir daí, irá se aplicar a fórmula progressiva.

novo-calculo-aposentadoria

Segundo o Governo, a nova proposta permite que os trabalhadores que preenchem os requisitos para aposentar por tempo de contribuição, possam optar pela não incidência do fator previdenciário, que é um dispositivo que diminui o valor recebido na aposentadoria, quando o cidadão não tem tempo suficiente de contribuição. A mudança também serviria para preservar a sustentabilidade da Previdência Social, evitando rombos futuros.

Compartilhe no Facebook
No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aposentadoria e Previdência
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais