Menu

Extrato do INSS: Contribuições à Previdência

O segurado que contribui ao INSS, pode emitir pela internet o extrato das contribuições feitas à Previdência de forma simples e prática pela internet. Através do serviço que é gratuito disponibilizado no site do Instituto, o cidadão poderá consultar quais são seus vínculos com a Previdência Social ao longo dos anos.

É possível verificar através do extrato informações trabalhadores individuais ou prestadores de serviços, além de dados sobre nome do trabalhador, tempo de trabalho em determinadas empresas, qual salário recebido em cada período de trabalho, contribuições feitas através da guia GPSGuia de Pagamento Social.

Confira abaixo um tutorial de como consultar as contribuições à Previdência pela internet.

Consulta de vínculos e contribuições à Previdência

Para conseguir emitir o extrato de contribuições pela internet, é necessário ter feito anteriormente o cadastro de senha em uma agência física do INSS em sua cidade. O procedimento de cadastro é simples e pode ser feito através de agendamento online.

Se já possui senha de cadastro, basta acessar aqui o link de acesso a página de consulta. Em seguida, digite o número do NIS (na maioria dos casos este número é o mesmo do PIS) e a senha cadastrada.

extrato-contribuicoes-inss

Já na página, no menu superior esquerdo, você verá a opção “comprovantes”. Clique no menu e em seguida acesse “Extrato Previdenciário”. Feito isso, será gerado o relatório do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais de Relações Previdenciárias.

Será possível consultar a identificação do filiado à Previdência, bem como dados de legenda de indicadores.

Extrato Previdenciários no Caixa Eletrônico

Segurados da Previdência que contribuem com o INSS podem consultar também o extrato de pagamentos de contribuições nos caixas eletrônicos. O serviço está disponível nos Caixas do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

A consulta das contribuições pode ser feita de maneira simples e prática. Acesse o caixa eletrônico e procure a opção “Previdência Social” ou “Extrato Previdenciário”. Caso não encontre na página inicial, visite as próximas opções do menu.

O serviço no entanto está disponível somente para trabalhadores do regime CLT e empresas privadas, servidores públicos devem procura os próprios órgãos para ter acesso a seu extrato de contribuições.

Cadastro da senha no INSS

O cadastro da senha é feito nas Agências do INSS em sua cidade. Com ele você terá acesso aos pagamentos das contribuições pela internet e também a vários outros serviços, como agendamento de perícia, serviços de entrada em aposentadorias, consulta de processos, dentre outros. Nós criamos um tutorial simples para agendamento de atendimento na Previdência, veja aqui.

Saiba também como consultar o extrato de pagamento de benefícios, como auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez, e outros.

Compartilhe no Facebook
No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aposentadoria e Previdência
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais