Menu

Extrato de Pagamentos de benefícios INSS Online

O Extrato do INSS pode ser emitido por segurados da Previdência Social pela internet, de forma simples e rápida. Para solicitar os dados, basta que o cidadão tenha em mãos o número do seu benefício emitido pelo instituto no momento em que o mesmo é concedido.

Alguns bancos que são responsáveis pelos pagamentos dos benefícios, disponibilizam para os clientes o extrato de pagamento, mas nem sempre os dados são exibidos de forma correta. Pelo próprio site oficial da Previdência Social, é possível solicitar o extrato dos pagamentos dos benefícios, de forma gratuita. Abaixo você confere dicas de como imprimir o extrato INSS para consulta.

Como consultar o Extrato do INSS pela internet

O primeiro passo para a consulta do INSS, é acessar a página oficial da Previdência, pelo endereço http://www.previdencia.gov.br/. No menu lateral esquerdo, clique em “Extrato de pagamento de benefício”.

Na próxima página, você terá duas opções de acesso, “Emitir Extrato” e “Calendário de pagamento”. Clique no primeiro botão e siga para a próxima página. Em seguida, será necessário ter em mãos o número de seu benefício.

extrato-inss-beneficio

O benefício poderá ser auxílio doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-maternidade, auxílio-acidente, aposentadoria por idade ou outros. O número do benefício pode ser verificado no documento que é emitido pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social após a perícia médica do INSS.

Caso não tenha o número do seu benefício, visite a agência da Previdência para solicitar um novo documento.

Consulta de pagamentos de benefícios

Para ir direito até a página de consulta do extrato e pagamentos do INSS, basta clicar neste link. Na página, será necessário digitar o número do benefício (sem pontos ou barras), a data de nascimento, o nome do beneficiário e CPF. Não esqueça de digitar o código de segurança na página antes de clicar no botão visualizar.

Se o cidadão digitou os dados corretamente, será gerado um extrato com dados que comprovam o pagamento do seu benefício no mês anterior. A consulta permite visualizar dados do pagamento de todas contribuições pagas,

valores recebidos a título previdenciário, descrição do benefício, créditos, débitos e outras informações importantes para o segurado.

Imprimir ou salvar como PDF

O segurado poderá imprimir seu extrato de pagamentos, ou até mesmo gerar um documento em formato PDF. Para isto, será preciso utilizar o navegador Google Chrome. Depois de gerar seu extrato seguindo os passos acima, pressione no seu teclado CTRL + P. Será aberta uma nova janela de impressão do documento, para confirmar basta clicar em “imprimir”.

Para gerar um documento PDF de sua consulta, basta altera no menu esquerdo a opção “Destino” e alterar para “Salvar como PDF”. Em seguida, basta clicar em salvar para ter seu documento gerado.

Extrato para Imposto de Renda

Para segurados que são obrigados a declarar imposto de renda, é possível emitir também pelo site da Previdência o extrato do IR dos benefícios dos últimos 9 anos. Acessando aqui o link, você terá de preencher o ano de calendário que deseja consultar os dados, número do benefício, data de nascimento, nome e CPF.

extrato-inss-ir

Se os dados forem digitados de forma correta, será gerado um relatório com o comprovante de rendimentos pagos e de Imposto de Renda retido na Fonte referente ao ano e calendário solicitados.

Calendário de pagamentos

Os pagamentos dos benefícios são feitos de acordo com a tabela de pagamentos divulgada pelo INSS no início de cada ano. Aposentados, pensionistas e outros tipos de segurados que recebem algum benefício, devem verificar o calendário para saber quando seus pagamentos estarão disponíveis para saque.

Os pagamentos são definidos com base no número final do NIS – Número de Identificação Social do trabalhador. Quem recebe acima de um salário mínimo de benefício, segue um calendário diferente. Confira abaixo:

calendario-pagamentos-inss

Compartilhe no Facebook
No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *