Menu

Emprego temporário conta tempo de Aposentadoria

Uma pergunta que nos chega com frequência aqui no blog através de nossos leitores, é se os empregos temporários sem contrato de tempo determinando valem como contagem de tempo para Aposentadoria a por contribuição do INSS. Visto a grande dúvida, vamos dar algumas dicas abaixo, confira.

Os empregos temporários podem garantir sim os benefícios de aposentadoria da Previdência Social. Quem já trabalha desta forma ou está a procura de uma renda extra, poderá utilizar o tempo no trabalho para contar tempo de contribuição.

Saiba com funciona a aposentadoria por idade

Empregador deve recolher contribuição

Mas o mais importante é que o empregador faça o recolhimento das obrigações previdenciários do empregado junto ao INSS. Desta forma, será mais fácil contabilizar o tempo da contribuição do emprego temporário por parte da Previdência.

Caso não seja feita a contribuição junto ao CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, ainda assim será possível comprovar a atividade extra, podendo ser feita pelo contrato de trabalho e pela Carteira de Trabalho.

O segurado poderá conferir se suas contribuições estão sendo feitas regularmente de forma correta, através do site do Ministério do Trabalho e Previdência Social – http://www.mtps.gov.br/

emprego-temporario-aposentadoria

Direitos de Aposentadoria de quem tem emprego Temporário

Os trabalhadores que estão em empregos temporários tem os mesmos direitos dos que possuem emprego fixo, ou seja, tem direito a receber benefícios como vale alimentação, vale transporte e recebem também de forma proporcional 13º salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e férias. Por outro lado, estes trabalhadores não tem direito em receber a Multa de 40% do FGTS e não tem direito a aviso-prévio.

Quando é permitido a contratação temporária

Somente em dois casos é permitido por leia contratação para serviço temporário, quando existe a necessidade de substituição do funcionário ou em datas comemorativas, como Natal, Dia dos Pais, etc.

Os empregadores não podem contratar diretamente os trabalhadores para cargos temporários. A contratação dos empregados deve ser feita somente por empresas que possuem especialização em mão de obra temporária.

Compartilhe no Facebook
No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aposentadoria e Previdência
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais