Menu

Diferenças entre aposentadoria proporcional e integral

Muitos leitores do blog tem dúvidas em relação a dois tipos de aposentadoria, a Integral e a Proporcional. Criamos este artigo para esclarecer todas as dúvidas, e dar também algumas informações importantes que você precisa saber antes de se aposentar. Leia abaixo o texto e caso surja alguma dúvida, não deixe de publicar sem comentário, assim podemos responder suas dúvidas.

Enquanto a aposentadoria proporcional exige tempo de contribuição de 30 e 25 anos, para homens e mulheres, respectivamente, na aposentadoria integral o tempo mínimo é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

Além do tempo de contribuição, o cálculo do benefício é diferenciado. A aposentadoria integral equivale ao coeficiente de 100% de recebimento do benefício, já a proporcional indica um coeficiente que pode variar entre 70% e 90%.

Leia: Quem tem direito a Aposentadoria Proporcional

aposentadoria-proporcional-integral

Qual a mais vantajosa, aposentadoria Integral ou Proporcional

Em alguns casos, a aposentadoria integral é mais vantajosa pois não necessita de alguns cálculos extras e descontos. Já a renda da proporcional será calculada em cima dos 70% da média das contribuições feitas, com o acréscimo do fator previdenciário, e de 6% por ano de pedágio em alguns casos. Com isso é possível que o benefício fique em até metade do valor de uma aposentadoria integral.

Os dois tipos de aposentadorias levam em conta a expectativa de vida da população em determinada época, ou seja, quanto maior a média de vida dos brasileiros no período, mais tempo o trabalhador precisará permanecer no mercado.

Pelo site do Ministério da Previdência Social é possível obter mais informações e realizar a contagem do tempo de aposentadoria. Basta informar as datas de entrada e saída das empresas as quais trabalhou e o site informa quanto tempo de contribuição ainda falta, ou se já é possível dar entrada nas aposentadorias proporcional ou integral.

Leia sobre a Aposentadoria Especial.

Compartilhe no Facebook
3 Comments
  1. Elisabeta outubro 27, 2015
  2. PAULO MEDEIROS maio 31, 2016
    • consultoraposentadoria junho 22, 2016

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *