Menu

Como calcular quanto tempo falta para aposentadoria

Muitos segurados da Previdência Social tem dúvida em relação ao tempo que falta para conseguir a aposentadoria. Com as possíveis mudanças em virtude da Reforma da Previdência Social, é importante que se saiba por quanto tempo ainda será preciso contribuir para conseguir se aposentar, visando sempre as melhores condições e aumento do valor do salário.

Segurados devem verificar em qual regra se enquadram e levar em consideração as mudanças previstas na proposta da reforma da Previdência, que podem trazer dificuldades para obter o benefício. Recentemente o INSS lançou um novo serviço que permite consultar o tempo de contribuição pela internet. O serviço é gratuito e pode ser utilizado mediante cadastro no site.

calculo-aposentadoria

Consulta do tempo de contribuição

O mais importante em todo o processo é saber por quanto tempo já contribuiu com o INSS. Acesse aqui nosso artigo e saiba como ter acesso a todas as suas contribuições previdenciárias. Outro detalhe importante é verificar se em algum período o trabalhador foi contribuinte especial.

A maioria dos segurados tem dificuldade em saber seu tempo de contribuição, já que trabalharam em várias empresas ao longo dos anos. Mas quem não se enquadra nesse perfil, pode verificar seu tempo de pagamento ao INSS até mesmo na carteira de trabalho e nos carnês de contribuição, ou indo até uma agência da Previdência.

Nesses casos, o segurado que exerceu atividade especial, insalubre ou que prejudique a saúde de alguma forma, tem direito a se aposentar com menor tempo de contribuição. Verifique as situações em que o tempo de contribuição pode ser menor.

Calculo do tempo e idade

Depois de seguir os passos acima, você já pode descobrir por quanto tempo já contribuiu e com sua idade, poderá utilizar o simulador abaixo para verificar com qual idade terá direito a pedir seu benefício de aposentadoria. Faça seus cálculos:

O que pode mudar com a reforma da Previdência

A proposta do Governo é estipular uma idade mínima para aposentadoria, fixando 65 ano de idade para homens e também para mulheres. Outra mudança que pode vir com a reforma, é a exigência de no mínimo 25 anos de contribuição à Previdência.

Na regras atuais da aposentadoria por idade, se é exigido 65 anos de idade para homens e 60 para mulheres, com 15 anos de contribuição. Já quem deseja se aposentar por tempo de contribuição, é preciso ter 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres.

Para não ser afetado pelo fator previdenciário, o trabalhador pode utilizar a regra 85/95. Homens devem atingir 95 pontos somando tempo de contribuição e idade, já as mulheres devem somar 85 pontos utilizando os mesmos fatores.

Regra de transição para aposentadoria

Contribuintes homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45, poderão entrar em uma regra de transição para não ser prejudicado com as mudanças na Reforma. Os trabalhadores que já podem ter direito a se aposentar, poderão escolher se é mais vantajoso ter o benefício de acordo com as regras antigas ou pelas novas, depois da reforma.

É recomendado a estes segurados que faça uma simulação de valores e tempo, para verificar qual opção é a mais vantajosa. Quem está na transição, também pode ter que pagar um pedágio para conseguir seu benefício.

Compartilhe no Facebook
One Comment
  1. josefA abril 23, 2017

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *