Menu

Calculo Progressivo da Aposentadoria, entenda como funciona

Você já viu aqui no blog várias informações sobre o novo cálculo da Aposentadoria que foi aprovada pelo Congresso Nacional. A proposta aprovada pelos parlamentares modifica o sistema atual do fator previdenciário e coloca em prática o sistema 85/95, que permite a aposentadoria integral se a soma da idade e temo de contribuição resultar em 85 para mulheres e 95 para homens.

A proposta foi vetada com ressalvas pela Presidente Dilma, que alterou o texto com uma nova proposta que inclui uma fórmula para calcular a aposentadoria de forma progressiva. E é sobre essa nova fórmula que iremos tratar neste post, entenda com ela funciona e se você será afetado pelos cálculos para conseguir se aposentar.

Fórmula Progressiva da Aposentadoria

A nova fórmula proposta pela presidente foi criada para evitar que o rombo da Previdência se torne ainda maior com o longo dos anos. A fórmula adiciona um carácter progressivo no cálculo proposto pelo Congresso, que leva em conta o aumento na expectativa de vida do brasileiro, de forma a garantir a sustentabilidade da Previdência Social no futuro.

Como funciona

A proposta do novo cálculo da Aposentadoria garante ao trabalhador receber o valor integral de R$4663,75, que é o teto máximo do INSS, caso consiga somar 85 pontos (mulheres) e 95 pontos (homens), somando idade mais tempo de contribuição.

A nova fórmula acrescenta cinco pontos nesta fórmula até o ano de 2022. Ou seja, a partir de 2022, a regra para aposentar com a nova fórmula será 90 pontos para mulheres e 100 pontos para homens.

O acréscimo será progressivo, aumentado um ponto em 2017, outro e 2019 e assim progressivamente até chegar em 2022. A imagem abaixo exemplifica a situação, confira:

calculo-progressivo-aposentadoria

Resumo

Resumindo, a nova fórmula proposta pelo Governo começa a valer a partir de 2017, com o cálculo terminando em 2022. Desta forma, se aposentar depois de 2017 ficará mais difícil. A pontuação será maior para a aposentadoria integral.

Exemplo

Mulher: Uma mulher de 55 anos de idade e 30 anos de contribuição pode se aposentador pelo fator 85/95, pois somou 85 pontos. Mas somente até 2017, depois desta data, será necessário verificar a fórmula progressiva.

Homem: Um homem com 60 anos de idade e 35 de contribuição pode se aposentar pelo fator 85/95, pois somou 95 pontos. Mas somente até o ano de 2017, depois desta data, será necessário verificar a fórmula progressiva.

Compartilhe no Facebook
No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Aposentadoria
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais