Menu

A Aposentadoria por Invalidez e seus benefícios

Quem se Aposenta por Invalidez pela Previdência Social – INSS possui alguns benefícios que muitas vezes não são de conhecimento de todos. É importante que o segurado saiba quais poderão ser suas vantagens, caso consiga a aposentadoria por invalidez. Confira mais detalhes e dicas abaixo para tirar todas suas dúvidas sobre o assunto.

Quem tem direito

Tem direito a se aposentar por invalidez, os segurados da Previdência que tiveram uma doença, acidente ou ficaram incapazes de exercer qualquer atividade remunerada de trabalho. Estes beneficiários devem comprovar que não tem não tem condição de trabalhar, por meio de perícia médica e apresentação de exames que comprovem a situação.

Para ter direito ao benefício de invalidez, é obrigatório ter ao menos 12 contribuições ao INSS, exceto em caso de acidente ou doença profissional. Caso o segurado fique muito tempo sem recolher e assim perder de segurado, deverá efetuar 12 contribuições para ter direito ao benefício.

vantagens-aposentadoria-invalidez

Vantagens de quem Aposenta por Invalidez

Conforme já informamos acima, o segurado que conseguir comprovar sua incapacidade para o trabalho, terá direito a se aposentar por invalidez pelo INSS. Esta categoria dispões de algumas vantagens para o beneficiário, como por exemplo não sofrer do desconto do Fator Previdenciário, que diminui o salário de aposentadoria. Desta forma o valor do benefício será igual a média salarial do segurado. O cálculo é feito com as 80% maiores contribuições desde julho de 1994. Saiba como fazer.

Confira mais vantagens abaixo:

Benefício Permanente após 60 anos

Caso o segurado tenha mais de 60 anos, o benefício da aposentadoria por invalidez passa a ser permanente, independente de perícia. Já aqueles que possuem menos de 60 anos, devem passar por perícia médica a cada 2 anos. Caso o médico entenda que o segurado pode voltar ao trabalho, o benefício é suspenso.

Adicional de 25%

Em muitos casos de aposentados por invalidez, os mesmo não tem condições de se cuidar sozinhos, devido a gravidade da doença ou acidente. Nestes casos, o segurado tem direito a um adicional de 25% de bônus sobre o valor do benefício. É necessário passar por perícia médica para comprovar a incapacidade.

Não pode ser demitido

O segurado não pode ser demitido, apenas tem o contrato de trabalho suspenso pela empresa. Caso tenha melhora do estado de saúde, pode voltar ao trabalho e em algumas categorias, garantem estabilidade no emprego por um período determinado.

Quitação de financiamento

Os segurados que contratam um financiamento imobiliário pelo SFH (Sistema financeiro de Habitação), precisam de um seguro obrigatório. No contrato desse seguro deverá constar que se o trabalhador for aposentado por invalidez, terá direito a quitação do imóvel. Se o financiamento estiver em nome de duas pessoas e uma delas se aposentar, a dívida é quitada pela metade.

Confira mais direitos de quem se aposenta.

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aposentadoria e Previdência
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais