Menu

Agendamento de Perícia Médica no INSS

Para requerer os benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é preciso estar munido de documentos necessários para iniciar o processo. O segurado que possui uma ou mais quotas do INSS pode vir a requerer uma série de benefício como auxílio-reclusão, auxílio-maternidade, auxílio-doença e entre outros. No entanto, há casos em que mais do que a documentação, é exigido também que o segurado passa por uma bateria de exames por médicos peritos da Previdência Social.

É uma exigência comum do órgão que além da documentação para a garantia de benefício como auxílio-doença e/ou auxílio-acidente, o segurado necessite agendar uma perícia médica. Para ter direito a um desses benefícios é preciso comprovar que o segurado apresenta alguma doença ou deficiência causada por motivo de acidente que o impeça de exercer suas atividades no ambiente de trabalho.

Sendo assim, para ter direito ao recebimento desses benefícios, o médico perito deverá confrontar laudos médicos de outras instituições clínicas que o segurado passou, bem como também fazer ele mesmo uma avaliação médica para verificar o grau de gravidade de uma lesão ou doença que esteja causando o impedimento do segurado trabalhar regularmente.

pericia-medica-inss

Saiba mais sobre Agendamento online na Previdência

Como o INSS é o órgão responsável pelos benefícios que são concedidos aos brasileiros segurados que trabalham e possuem registro em carteira, ele necessita acompanhar e verificar o estado de saúde dos beneficiários. De modo que, só é possível receber o benefício após perícia médica realizada.

Mas como faço para agendar uma perícia médica?

É simples e rápido, seja pelo meio eletrônico ou ainda pelo telefone fixo, a Previdência Social tem excelentes meios de tornar esse agendamento prático e rápido.

Se você deseja fazer um agendamento online, é recomendado que se acesse o site da Previdência, no endereço eletrônico www.previdencia.gov.br e direcione-se para o link “Agendamento Previdência” e preencha o formulário como requerente de um dos tipos de atendimento que deseja, nesse caso agendamento de perícia médica.

Procedimentos necessários para garantir o agendamento de perícia médica pela internet:

  • Informe o NIT (Número de Identificação do Trabalhador), PIS/PASEP/CICI;
  • Informe o nome completo do requerente, nome completo da mãe e data de nascimento;
  • Indique a categoria de segurado que você é, se contribuinte individual, especial, avulso ou outros;
  • Data do último dia de trabalho se for empregado doméstico, atestado médico motivo do afastamento e CNPJ da empresa;
  • CPF e nome do empregador, no caso de ser empregado doméstico.

Agora se o segurado não tem acesso à internet, o recomendado é que ele realize o agendamento através de ligação. Ligando para o número 135 de um telefone fixo ou orelhão, você pode ouvir as opções disponíveis na mensagem e escolher a referente ao “agendamento pericial médico inicial” que estará disponível na tecla 1. Nela você também pode encontrar informações sobre reconsideração da concessão do auxílio-doença ou pedir prorrogação do benefício.

Já a ligação é gratuita e a rede de atendimento via telefone funciona sempre de segunda a sábado, 24 horas por dia. Se você efetuar ligação através de telefone celular, ela não será mais gratuita e será cobra a taxa de uma ligação local.

Compartilhe no Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de Aposentadoria
no seu email

Receba grátis no seu email dicas sobre aposentadoria e como ganhar mais